Agende sua consulta (011) 3159- 1921 / (011) 3129-3416 / (011) 99180-3987

              

For up to £250 Bonus for sports, use our exclusive bet365 Bonus www.abonuscode.co.uk Claim your bonus and start betting at bet365 now.

Tratamento Inovador para correção de hérnia e Hidrocele na Infância

 Frequentemente recebemos crianças no consultorio com queixa de aumento do volume do saco testicular, especialmente após o primeiro ano de vida. Ao exame fisico notamos um acúmulo de líquido ao redor do testículo, chamado de hidrocele. A hidrocele na infância tem a característica de estar murcha pela manha e mais cheia a noite. Isso ocorre pois o líquido de dentro do abome passa pela comunicação existente entre o proprio abdome e a bolsa testicular. 

Em casos mais graves pode ocorrer um aumento dessa comunicação, permitindo a passagem de conteúdo abdominal como intestino ou ovário por exemplo.

esquema hidrocele

VEJAM O ESQUEMA DA HIDROCELE COMUNICANTE: OCORRE PASSAGEM DE LÍQUIDO DO ABDOME PARA O TESTÍCULO PROVOCANDO AUMENTO DO VOLUME ESCROTAL

O tratamento dessa doença é sempre cirúrgico, com o objetivo de interromper a comunicação existente entre o abdome e o escroto. Classicamente é realizada uma incisao inguinal, realizada a interrupção dessa ligação e fechamento da pele e tecido subcutâneo - cirurgia que demora cerca de 1 hora e tem como característica de pós operatorio o grande inchaço e dor com necessidade de controle internado por pelo menos 24 horas. 

 

Um tratamento inovador implementado pela equipe de Urologia Pediátrica no Hospital das Clínicas da FMUSP permitiu o melhor entendimento dessa doença e dessa maneira introduzimos o tratamento chamado de "Estético" e indolor para o tratamento dessa patologia. 

Através de uma câmera introduzida no umbigo conseguimos localizar o orifício de comunicação entre o abdome e o escroto. A seguir introduzimos uma agulha pela região inguinal e através de um fio não absorvivel, ocluimos o canal de comunicação sem a necessidade de cortes e evitando dor no pós operatório.

visao laparoscopica

NA IMAGEM A VEJA QUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO ENTRE O ABDOME E O CANAL INGUINAL - NA IMAGEM B VEJA A COMUNICAÇÃO ENTRE O ABDOME E O SACO TESTICULAR, INCLUSIVE COM PEQUENAS BOLHAS FORMADAS NA ENTRADA DO CANAL.

 

A seguir é introduzida uma agulha especial que circunda o canal de comunicação e o fecha imediatamente com um fio nao absorvivel, interrompendo a comunicação. 

O procedimento total dura 15 minutos e a criança recebe alta sem dor e sem necessidade de pernoitar no hospital.

A taxa de sucesso desse procedimento é de cerca de 94% sem necessidade de cirurgias adicionais.

 

fio passado hidrocelehidrocele corrigida

VEJA O FIO DE PROLENE PASSADO PELO CANAL DE COMUNICAÇÃO E APÓS O FECHAMENTO DA COMUNICAÇÃO