Skip to main content
Blog

Hipospádia Distal e posição do meato uretral em recém nascido

Hipospadia Distal

Entenda porque a localização da abertura uretral em meninos é sinal de uma condição médica

Apesar de pouco conhecida, a hipospadia é uma condição médica comum entre crianças do sexo masculino; 1 em cada 250 recém nascidos do sexo masculino apresentam um quadro clínico de hipospadia.

Nesta condição médica congênita, ou seja, o bebê já nasce apresentando essa condição, o meato uretral não está localizado em sua posição natural, a extremidade da glande do pênis, ou ponta do pênis, e sim em outras porções do órgão.

O tratamento é simples, mas deve ser realizado o quanto antes, pois a localização inadequada do meato uretral impacta no funcionamento do sistema urinário e, quando não tratado, futuramente, impactará no funcionamento do sistema reprodutor, visto que o pênis tem uma função nos dois sistemas.

Confira neste artigo informações sobre o que é o meato uretral e sua relação com a hipospadia, a caracterização de hipospadia distal, os principais sintomas desta condição médica e a importância do exame físico para determinação do diagnóstico.

hipospadia

O que é o meato uretral?

Meato uretral ou meato urinário é o nome médico para a abertura uretral que se localiza na extremidade da glande do pênis, ou ponta do pênis, no caso de recém nascidos do sexo masculino.

Assim como o pênis, o meato uretral participa de dois sistemas do organismo: o sistema urinário e o sistema reprodutor. Isso acontece porque essa abertura, localizada no final da uretra, é responsável por expelir a urina e o esperma para fora do corpo. Sendo assim, para garantir o bom funcionamento de ambos os sistemas, o meato uretral deve estar localizado na extremidade da glande do pênis, conhecida popularmente como ‘ponta da cabeça do pênis’.

Hipospadia

A hipospadia se caracteriza pela localização inadequada do meato uretral; ao invés da abertura da uretra estar localizada em seu local natural, ela se localiza em outra porção do pênis. A localização do meato uretral, em casos de hipospadia, pode variar e a classificação do tipo de hipospadia é realizada de acordo com a localização do meato uretral, conforme listado a seguir.

  • Hipospadia Distal;
  • Hipospadia Peniana;
  • Hipospadia Proximal;
  • Hipospadia Perineal.

Hipospadia distal

Em recém nascidos que apresentam um quadro de hipospadia distal, o meato uretral se localiza perto da glande do pênis, mas não na extremidade, como deveria. 

Existem fatores de risco?

Como as causas da hipospadia distal, ou qualquer outro tipo de hipospadia, ainda não foram totalmente esclarecidas pelos especialistas, não é possível afirmar que existem fatores de risco para essa condição médica. 

Alguns estudos mostram que a hereditariedade é um fator influenciador para hipospadia, ou seja, famílias com homens que apresentaram esse quadro clínico ao nascerem, têm maior probabilidade de apresentar novos casos de hipospadia. 

Alguns especialistas também observaram que a idade materna avançada, disfunções hormonais e tratamentos de fertilidade podem ser fatores influenciadores para ocasionar quadros de hipospádia, mas nenhuma dessas informações foi, de fato, comprovada, permanecendo apenas a sugestão de que podem estar relacionadas com a hipospadia distal e outros tipos de hipospadia.

Quais são os sintomas da hipospadia distal?

No caso da hipospadia distal, assim como para os outros tipos de hipospadia, é mais adequado falar em sinais e não sintomas, visto que a manifestação clínica desta condição médica impacta o físico, mas não causa alterações no organismo. 

O principal sinal da hipospadia distal é a localização do meato uretral na glande do pênis e não na extremidade do órgão, como esperado. Outros dois sinais comuns de hipospadia distal em recém nascidos são:

  • Encurvamento peniano: a maioria dos recém nascidos que apresentam hipospadia distal apresentam encurvamento peniano, ou seja, o pênis faz uma curva para baixo, assemelhando-se ao formato de um anzol;
  • Excesso de pele na glande (cabeça) do pênis: muito comum em quadros de fimose, o excesso de pele na glande (cabeça) do pênis também pode ser um sinal de hipospadia distal

Os sinais são sutis, mas claros. Por isso, é importante estar alerta a qualquer alteração peniana no recém nascido e sempre procurar a orientação de um urologista pediátrico para avaliar e diagnosticar o quadro, assim como, conduzir o tratamento. 

agendarconsulta

Importância do exame físico

Ao nascer, toda criança é examinada pelo pediatra para avaliar sua condição clínica geral. Na maioria dos casos, a localização inadequada do meato uretral é identificada nesse primeiro exame, a hipospadia distal diagnosticada e os pais ou responsáveis são orientados a procurar um urologista pediátrico ainda na maternidade.

Mas, devido a diferentes fatores, o pediatra pode não identificar a localização inadequada do meato uretral e, assim, não diagnosticar a hipospadia distal na primeira avaliação física do recém nascido. Nesses casos, as alterações são percebidas pelos pais ou responsáveis nas primeiras trocas de fralda ou nos primeiros banhos do bebê.

Independente da hipospadia distal ser diagnosticada ainda na maternidade ou pelos pais ou responsáveis em casa, é fundamental que o recém nascido seja avaliado por um urologista pediátrico para condução adequada do tratamento.

Tratamento da hipospadia distal

O tratamento da hipospadia é cirúrgico e deve ser realizado nos primeiros meses de vida, pois é necessário corrigir a localização do meato uretral, não apenas por estética, mas para garantir a funcionalidade do sistema urinário e do sistema reprodutor do bebê.

Na dúvida sobre qualquer alteração no pênis do recém nascido, agende sua consulta com um urologista pediátrico para avaliar a criança e obter orientações necessárias para o tratamento.

Uropediatria

Agendar consulta