Skip to main content
Blog

Hipospadia em bebê: qual é a melhor idade para operar?

 Hipospadia em bebê

Entenda porque é importante que esta cirurgia seja realizada ainda na primeira infância.

Médicos pediatras sabem que ao tratar um paciente, não é apenas o bebê ou a criança que recebem sua atenção e orientação, mas também os pais ou responsáveis, pois eles vivenciam cada etapa do processo e o impacto de uma condição médica e da necessidade de uma cirurgia é muito maior e mais desgastante quando envolve a saúde dos pequenos.

Acreditamos na potência da informação clara para não só tranquilizar pais e responsáveis nesse momento de receio e insegurança, mas também para que sirva como um guia de orientação para que saibam com mais segurança quais são todos os passos necessários e quais são as dúvidas importantes a serem levadas para o especialista. Por isso, elaboramos este material que contém informações sobre a melhor idade para operar o bebê que apresenta um quadro clínico de hipospadia.

hipospadia

Hipospadia em bebê

A hipospadia é uma condição médica congênita caracterizada pela localização inadequada do meato uretral (abertura da uretra) em bebês do sexo masculino; ao invés do meato estar na extremidade da glande do pênis, sua posição natural, ele se localiza em outras porções deste órgão. A localização do meato uretral é o que define o tipo de hipospadia apresentada em bebês.

Em mais de 65% dos casos de hipospadia em bebês, o meato uretral está localizado na glande do pênis, mas não na extremidade, caracterizando uma hipospadia distal. Porém, o meato uretral pode estar localizado no períneo ou próximo aos testículos, caracterizando uma hipospadia proximal, sendo este um tipo mais grave de hipospadia em bebês.

A causa da hipospadia em bebês ainda não foi totalmente esclarecida, mas sabe-se que alguns fatores podem ser influenciadores, sendo o principal a hereditariedade.

O diagnóstico é realizado através de exame clínico e, por isso, a maioria dos casos são identificados ainda na maternidade, no primeiro exame físico realizado pelo pediatra logo após o nascimento da criança, embora alguns bebês sejam diagnosticados posteriormente, após os pais ou responsáveis notarem alterações no pênis da criança, como a localização inadequada do meato ureteral e ou encurvamento peniano, condição médica comumente associada a hipospadia em bebês.

Após a confirmação do diagnóstico, o bebê deve ser avaliado por um urologista pediátrico para conduzir o tratamento, essencialmente cirúrgico e recomendado que seja realizado ainda na primeira infância.

Qual é a melhor idade para operar a hipospadia em bebê?

A recomendação dos especialistas é que a cirurgia para hipospadia em bebês seja realizada ainda na primeira infância, a partir dos 06 meses de idade, não sendo aconselhável ultrapassar os 18 meses de idade. Mas, por que os médicos indicam a cirurgia a partir dos 06 meses e recomendam que não seja realizada depois da criança completar 01 e meio?

  • O risco anestésico em bebês a partir de 06 meses já é menor, sendo equivalente ao risco anestésico de crianças maiores, o que diminui a probabilidade de complicações devido a anestesia;
  • A partir dos 06 meses, as condições do tecido genital de bebês são mais favoráveis para garantir o sucesso do procedimento cirúrgico sem complicaçõe
  • Cirurgias realizadas na primeira infância tem um pós operatório menos sofrido para os bebês, além de facilitar os cuidados para os pais e responsáveis
  • Bebês até 18 meses de idade ainda não tem percepção de seu genital e não terão memórias da cirurgia, o que facilita a recuperação e evita impactos psicológicos.

Por que é necessário operar a hipospadia em bebê?

O tratamento cirúrgico em casos de hipospadia é necessário não só por uma questão estética, mas para garantir a funcionalidade do pênis, assim como, dos sistemas urinário e reprodutivo, pois o pênis desempenha função em ambos. A localização inadequada do meato uretral pode ocasionar em complicações futuras e impactos no funcionamento destes sistemas.

Quantas cirurgias são necessárias?

Na maioria dos casos de hipospadias em bebês, principalmente hipospadia distal é possível corrigir o problemas com apenas uma intervenção cirúrgica. Porém, a quantidade de cirurgias necessárias para correção da hipospadia em bebês vai depender, principalmente, da gravidade do quadro clínico associada à localização do meato uretral no pênis do bebê.

Em pacientes que apresentam quadros de hipospadia proximal, podem ser necessárias mais cirurgias para que esta condição médica seja completamente tratada. Além disso, a associação de encurvamento peniano com a hipospadia também precisa ser corrigido, por isso, pode ser necessário mais de um procedimento cirúrgico para finalizar o tratamento da hipospadia em bebês.

agendarconsulta

Que médico é responsável por esse tipo de cirurgia?

O médico responsável pela avaliação, acompanhamento e tratamento de hipospadias em bebês é o urologista pediátrico. Este profissional possui experiência em condições médicas clínicas e cirúrgicas que acometem o sistema urinário e genital na infância e, também, o treinamento específico para aplicar diferentes técnicas cirúrgicas para tratar tais condições médicas.

A avaliação de um  urologista pediátrico experiente é fundamental para que o tratamento adequado seja realizado de forma assertiva e eficaz, garantindo a correção da hipospadia e minimizando possíveis riscos e complicações associados ao quadro e a cirurgia. Agende aqui sua consulta com um urologista pediátrico.

Uropediatria

Agendar consulta