Skip to main content
Blog

Infecção Urinária em criança: riscos, causas e sintomas

infecção urinária em criança

Saiba como reconhecer os sinais e entenda a importância da avaliação de um uropediatra

Se você nunca teve, com certeza conhece alguém que já teve infecção urinária. Dentre as condições médicas de origem bacteriana, esta é a mais comum na população, podendo acometer indivíduos de todas as idades e todos os gêneros, apesar de ser mais comum em mulheres adultas.

Em geral, as infecções urinárias são quadros clínicos simples, mas o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais, principalmente em crianças, para garantir o controle da infecção, evitar complicações e prevenir danos futuros às funções renais.

Infecção urinária em criança

Como qualquer outra infecção, a infecção urinária é ocasionada pela proliferação de uma determinada bactéria no organismo, neste caso, no sistema urinário.

Essas bactérias podem migrar do sangue, durante um quadro infeccioso, mas na maioria dos casos, migram da região genital e ou anal pela uretra e se instalam no trato urinário.

Compreender a causa da infecção urinária é fundamental para garantir um tratamento assertivo. O urologista pediátrico deve investigar o caso para compreender se foi apenas um fator isolado ou se existem condições médicas associadas, principalmente em crianças que apresentam infecção urinária de repetição.  

refluxo vesicoureteral

Riscos

Bebês e crianças que apresentam quadros de infecção urinária de repetição devem ser avaliados por um urologista pediátrico o quanto antes para que o especialista investigue a causa das infecções e possa tratar o paciente de forma completa, não só pela infecção urinária, mas também, pela causa associada à ela. 

Quadros recorrentes de infecção urinária impactam as estruturas do trato urinário e podem comprometer as funções renais, prejudicando o sistema urinário como um todo. Algumas complicações acarretadas por infecções urinárias de repetição não tratadas adequadamente são:

  • Pielonefrite;
  • Cicatrizes renais;
  • Hipertensão arterial. 

As causas são as mesmas em adultos e crianças?

Principalmente em bebês, as infecções urinárias podem estar associadas a casos de malformação congênita, como o refluxo vesicoureteral. Casos como esse, precisam da avaliação e acompanhamento de um urologista pediátrico para realizar o diagnóstico e determinar a conduta de tratamento mais adequada.

A fimose primária, condição médica presente em todos os bebês do sexo masculino, também pode estar associada a quadros de infecção urinária em meninos. Isso porque a aderência do prepúcio à glande pode facilitar o acúmulo de bactérias.

Outras causas de infecção urinária em criança são:

  • Higiene inadequada;
  • Segurar a urina por tempo prolongado;
  • Constipação intestinal;
  • Disfunção na bexiga;
  • Cálculos renais;
  • Mudanças hormonais (na adolescência).

Sinais de infecção urinária em criança

Os sintomas da infecção urinária em criança podem ser sutis e são diferentes em bebês e crianças. Recém nascidos e bebês até os 02 anos de idade podem apresentar febre, falta de apetite, ‘olhos fundos’, diarréia, vômito e diminuição da atividade por falta de energia.

Já crianças a partir dos 02 anos de idade, ao serem acometidas por uma infecção urinária, podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Ardor ao urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Dificuldade de controlar a urina;
  • Urina com cor e ou cheiro forte;
  • Pouca quantidade de urina por micção;
  • Desconforto abdominal;
  • Náusea e vômitos;
  • Diarréia;
  • Febre.

Ressaltamos que nem todos os pacientes acometidos por uma infecção urinária apresentam febre ou todo o conjunto de sintomas, por isso, é importante prestar atenção aos sinais dados pela criança.

agendarconsulta

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é determinado por exame clínico, para avaliar os sintomas, e exames complementares como o exame de urina, para constatar a infecção, e a urocultura, para determinar o agente causador da infecção.

O médico especialista pode solicitar exames de sangue para avaliar a função renal do paciente e a gravidade da infecção. Exames de imagem, como a ultrassonografia, podem ser necessários para investigar a causa da infecção, principalmente em casos de malformações congênitas.

Ao constatar a infecção, o médico pode indicar um antibiótico mais abrangente e, após o resultado da urocultura, pode indicar o uso de um antibiótico específico para combater o agente causador. Além disso, pode recomendar o uso de analgésicos caso o paciente apresente muito desconforto.

Dependendo dos resultados dos exames e da determinação da causa da infecção urinária, outros tratamentos podem ser necessários, como uma intervenção cirúrgica para correção da má formação congênita.

É fundamental seguir as orientações do urologista pediátrico para garantir o sucesso do tratamento.

Como prevenir a infecção urinária em criança?

Quando não existem causas específicas associadas, a infecção urinária em criança pode ser facilmente prevenida. Confira alguns cuidados preventivos: 

  • Realizar a higiene íntima de forma adequada. Durante os banhos e as trocas de fralda e após a criança usar o banheiro, limpe a região genital com um algodão molhado, além do papel, ou use um lenço umedecido; atenção à região do períneo;
  • Ao limpar o bebê durante uma troca de fralda ou após o banho, faça o movimento com direção da região genital para a região anal e nunca o contrário;
  • Ensine as meninas a se limparem da mesma forma; indo da região genital para a região anal, nunca o contrário;
  • Ensine os meninos a limpar a glande do penis com algodão molhado e papel após a micção, principalmente se a pele do prepúcio não foi retirada; 
  • Incentive o uso do banheiro com frequência para que as crianças não fiquem segurando a urina por muito tempo; 
  • Incentive a hidratação frequente.

A infecção urinária, apesar de ser um quadro comum e frequente em crianças, precisa ser investigada e tratada de forma assertiva para evitar complicações. Agende aqui sua consulta com um urologista pediátrico para avaliação e acompanhamento.

Uropediatria

Agendar consulta