Skip to main content
Blog

Fimose ou parafimose? entenda os 2 principais tipos de fimose e seus 5 graus

tipos de fimose

Conheça os 2 principais tipos de fimose e a importância do uropediatra para consulta e tratamento

A fimose é uma condição presente em todos os recém-nascidos do sexo masculino e o quadro costuma regredir, naturalmente, até os 3 anos de idade apenas com acompanhamento do uropediatra. A parafimose pode estar associada como uma complicação da fimose e é um quadro médico grave que necessita de tratamento especializado e imediato. Por isso, é essencial a avaliação de um especialista para indicação de tratamento adequado em ambos os casos. Entenda os dois principais tipos de fimose e suas diferenças.

Tipos de fimose: Quais os principais tipos de fimose?

A porção terminal do pênis, chamada de glande, é dilatada e há uma dobra da pele retrátil que a recobre, chamada de prepúcio, fornecendo uma proteção mecânica ao órgão. As duas principais condições médicas associadas a retração do prepúcio são a fimose e a parafimose, mas existem diferenças importantes entre elas.

fimose

O que é Fimose?

 A fimose é a dificuldade ou incapacidade de retração do prepúcio para exteriorização da glande do pênis.

O que é Parafimose?

A parafimose é ocasionada quando o prepúcio é retraído, mas não volta a posição natural para cobrir a glande peniana, ficando preso em retração. Essa condição ocasiona na constrição do pênis, o que prejudica a circulação sanguínea no órgão, aumentando a pressão no prepúcio retraído. Esse aumento de pressão no prepúcio impede o fluxo sanguíneo normal, causando uma redução na quantidade de sangue que chega a glande, o que desencadeia inchaço. Esse quadro médico é considerado grave e deve ter atendimento imediato, pois o atraso no tratamento pode levar a quadros severos de infecção, morte progressiva dos tecidos e danos irreversíveis ao órgão.

Os 2 tipos de Fimose e seus 5 graus

 De acordo com protocolo médico, a fimose pode ser classificada em 5 graus de gravidade, relacionados a retração do prepúcio:

  • Grau 1 – Retração completa do prepúcio, sem estreitamento atrás da glande do pênis;
  • Grau 2 – Retração completa do prepúcio, com estreitamento atrás da glande;
  • Grau 3 – Exposição parcial da glande do pênis, limitada pelo prepúcio;
  • Grau 4 – Retração discreta do prepúcio, sem exposição da glande do pênis;
  • Grau 5 – Nenhuma retração prepucial é possível.

A parafimose não apresenta uma classificação em graus como a fimose, pois em todos os casos de parafimose, o prepúcio fica preso em retração, necessitando de atendimento imediato.

Sendo assim, a gravidade do caso é avaliada pelo uropediatra responsável pelo diagnóstico no momento do atendimento e o exame clínico deve ser realizado com urgência para iniciar o tratamento e evitar maiores complicações ao paciente.

As causas dos tipos de fimose são as mesmas?

Apesar da parafimose estar relacionada com a fimose por ser uma de suas complicações, as causas dessas condições médicas são diferentes.

Causas da Fimose

 A causa da fimose primária é congênita, ou seja, é uma característica presente desde o nascimento da criança devido a uma aderência natural do prepúcio a glande. A causa da fimose secundária está associada, principalmente, a higiene ineficiente da glande do pênis, mas também pode ser causada por um traumatismo no local ou devido a um prepúcio com orifício muito pequeno.
Causas da Parafimose

 A parafimose é causada, principalmente, pelo manejo inadequado do prepúcio ao realizar o movimento de retração. Além disso, pode ser causada por traumas no local.

Diagnóstico de Fimose e Parafimose

 O diagnóstico para ambos os 2 tipos de fimose é realizado por exame clínico, sem necessidade de exames complementares.

Sintomas dos 2 tipos de fimose

Os sintomas dos 2 tipos de fimose são característicos de seu quadro clínico.

Sintomas de Fimose

O principal sintoma da fimose é a dificuldade ou incapacidade de retrair o prepúcio para exposição e exteriorização da glande do pênis. Podem surgir sintomas secundários como dermatites ou ardência ao urinar, entre outros, devido a dificuldade para higienizar a glande do pênis.

Sintomas de Parafimose

Os sintomas iniciais da parafimose são o inchaço observado na glande do pênis e dor intensa. Além disso, pode haver alteração na cor do tecido peniano e a glande do pênis pode apresentar uma coloração azulada ou arroxeada devido a alteração do fluxo sanguíneo na região.

Tipos de Fimose: importância do tratamento especializado

O tratamento adequado para os 2 tipos de fimose é fundamental para evitar complicações e deve ser orientado por um especialista que levará em conta a idade do paciente e a gravidade do quadro para determinar a conduta de tratamento.

Tratamento de Fimose Infantil

O acompanhamento de um uropediatra no tratamento de fimose em bebês é importante, pois o especialista orientará os pais para a realização adequada de exercícios de tração do prepúcio evitando, assim, complicações ou traumas e auxiliando na regressão natural do quadro.

Casos em que o tratamento inicial com os exercícios não apresenta um progresso positivo, o especialista pode indicar o uso de pomadas para amolecer a pele do prepúcio o que facilita a retração. Por fim, caso o quadro de fimose persista na infância e adolescência, o médico pode indicar a realização de uma postectomia, procedimento cirúrgico para retirada do prepúcio.

tratamento para fimose

Tratamento de Parafimose

O tratamento em casos de parafimose deve ser imediato e realizado por especialista. Por isso, o paciente deve ser encaminhado para o serviço de urgência para evitar complicações como infecções e danos irreversíveis devido à necrose do tecido peniano. A caminho do pronto atendimento, podem ser realizadas compressas de gelo na região da glande para auxiliar na diminuição do inchaço e alívio da dor.

No atendimento de urgência, o médico responsável realizará um exame físico no paciente para avaliar a gravidade do quadro e, assim, determinar o tratamento mais indicado para aquele caso, solicitando o atendimento de um especialista. Este, realizará a lubrificação do prepúcio e glande para tentar, de forma manual, a recolocação do prepúcio na posição inicial. Uma pequena incisão pode ser necessária para aliviar a constrição, amenizar os sintomas e evitar o risco de necrose. Caso o quadro persista, pode ser necessária uma postectomia de emergência para a retirada do prepúcio.

Importante ressaltar que para obter sucesso no tratamento para os 2 tipos de fimose e evitar maiores complicações e traumas na região genital da criança, é necessária a orientação e o acompanhamento de um uropediatra.

Cuidados e Prevenção para os 2 principais tipos de Fimose

A fimose primária não pode ser prevenida, por ser uma condição presente já no nascimento de crianças do sexo masculino. Mas, a realização dos exercícios de tração do prepúcio, os cuidados com a higiene do pênis e da glande do pênis, assim como, o manejo adequado do prepúcio são cuidados essenciais para tratar essa condição médica evitando, assim, complicações como a parafimose. O principal cuidado e prevenção para a parafimose é o manejo adequado do prepúcio, seguindo as orientações e recomendações do uropediatra.

O acompanhamento de um uropediatra para os 2 tipos de fimose é o melhor tratamento. Busque atendimento especializado, agenda aqui sua consulta online

 

Uropediatria

Agendar consulta