A deficiência de vitamina E pode prejudicar a fertilidade masculina?
“A falta de vitamina E pode prejudicar não só a fertilidade masculina, mas também outros setores do organismo, como a memória. Logo, a suplementação de vitamina E tende a melhorar a fertilidade masculina e, eventualmente, restaurar o potencial do paciente de ter filhos”, afirma o urologista Bruno Cezarino.
Importância da alimentação balanceada para a fertilidade
Segundo o especialista, a deficiência de vitamina D também pode afetar diretamente a fertilidade masculina. Estados de desnutrição e obesidade atuam da mesma maneira. “A alimentação balanceada pode prevenir piora progressiva do espermograma, revertendo, inclusive, estados de infertilidade prévios”.
A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como amendoim, brócolis, nozes e óleo de girassol. Além da fertilidade, ela beneficia a pele, visto que é um importante agente antioxidante. “É bom salientar que hoje em dia raramente as pessoas têm deficiência de vitamina E, portanto não existe motivo de preocupação”.
Hábitos saudáveis que beneficiam a fertilidade
Já o zinco pode ser encontrado em alimentos como ovos, abóbora, frutos do mar e cereais integrais, enquanto o ômega 3 se faz presente em peixes, soja e leite. Hábitos de vida saudáveis, como não fumar, beber moderadamente, tomar sol e praticar atividade física, também ajudam a manter as células reprodutoras funcionando bem.