A Segunda Opinião Médica
A medicina avança num ritmo nunca visto antes. Diversas condutas e opiniões preenchem a conduta médica, e a busca pelo conhecimento não tem fim.
Mesmo os mais experientes especialistas têm condutas diferentes para os casos, e os diagnósticos podem mudar rapidamente. Muitas vezes a doença tem um diagnóstico e uma conduta mais difícil, e a segunda opinião pode reforçar a segurança do tratamento médico.
Por que procurar uma segunda opinião?
- Talvez você não esteja se sentindo confiante sobre as decisões do seu médico.
- Talvez o médico não tenha explicado todas as opções terapêuticas possíveis.
- O diagnóstico pode ser difícil e um médico especialista mais habituado com a doença pode ser necessário. Pode não haver especialistas na área de determinado diagnóstico em sua localidade.
- Caso a opinião médica seja a mesma, é possível manter o tratamento com o médico que estiver mais habituado ou mais perto de sua residência.
Existem dois caminhos para a segunda opinião médica
- Agendar uma consulta pessoalmente . Nessa consulta, além da avaliação física, os exames já realizados são avaliados e se necessário são solicitados exames adicionais e prosseguimento do caso.
- Segunda opinião online. Este sistema é bastante popular nos Estados Unidos, em que o paciente entra em contato com o médico via E-mail ou Skype e uma segunda opinião é emitida formalmente baseado exclusivamente em anamnese e exames complementares. Por não haver contato com o paciente, não se trata de uma consulta médica propriamente dita, e sim uma opinião médica.
Serviço de segunda opinião do Massachussets General Hospital- Boston
Como devo proceder em caso de segunda opinião online?
Caso o paciente não possa comparecer pessoalmente à consulta, o passo para a segunda opinião online é muito simples: basta entrar em contato conosco por email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., explicando o motivo da segunda opinião, enviando os exames já realizados e eventualmente fotos se necessário. Podem ser necessárias algumas perguntas adicionais. Após esse período é enviado formalmente uma segunda opinião médica por email, contendo informações detalhadas sobre a patologia e propostas de tratamento.