A Segunda Opinião Médica


A medicina avança num ritmo nunca visto antes. Diversas condutas e opiniões preenchem a conduta médica, e a busca pelo conhecimento não tem fim.

Mesmo os mais experientes especialistas têm condutas diferentes para os casos, e os diagnósticos podem mudar rapidamente. Muitas vezes a doença tem um diagnóstico e uma conduta mais difícil, e a segunda opinião pode reforçar a segurança do tratamento médico.

Dr. Bruno Cezarino

Por que procurar uma segunda opinião?

  • Talvez você não esteja se sentindo confiante sobre as decisões do seu médico.
  • O diagnóstico pode ser difícil e um médico especialista mais habituado com a doença pode ser necessário.
  • Pode não haver especialistas na área de determinado diagnóstico em sua localidade.
  • Talvez o médico não tenha explicado todas as opções terapêuticas possíveis.
  • Caso a opinião médica seja a mesma, é possível manter o tratamento com o médico que estiver mais habituado ou mais perto de sua residência.

Existem dois caminhos para a segunda opinião médica:

1. Agendar uma consulta pessoalmente

Nessa consulta, além da avaliação física, os exames já realizados são avaliados e se necessário são solicitados exames adicionais e prosseguimento do caso.

2. Segunda opinião online

Este sistema é bastante popular nos Estados Unidos, em que o paciente entra em contato com o médico via E-mail ou Skype e uma segunda opinião é emitida formalmente baseado exclusivamente em anamnese e exames complementares. Por não haver contato com o paciente, não se trata de uma consulta médica propriamente dita, e sim uma opinião médica.

Como devo proceder em caso de segunda opinião online?

Caso o paciente não possa comparecer pessoalmente à consulta, o passo para a segunda opinião online é muito simples: basta entrar em contato conosco explicando o motivo da segunda opinião, enviando os exames já realizados e eventualmente fotos se necessário.

Podem ser necessárias algumas perguntas adicionais. Após esse período é enviado formalmente uma segunda opinião médica por email, contendo informações detalhadas sobre a patologia e propostas de tratamento.

Serviço de segunda opinião do Massachussets General Hospital- Boston
Serviço de segunda opinião do Massachussets General Hospital- Boston

Uropediatria

Agendar consulta

Dr. Bruno Cezarino - Todos os direitor reservados.

Site desenvolvido por Agência Digital Glogs