Litíase: Litotripsia Extracorpórea ou LECO

Um dos primeiros e mais eficazes tratamentos realizados para eliminação de cálculos ( pedras) do sistema urinário é a LITOTRIPSIA EXTRACORPÓREA

Este preocedimento basicamente consiste em uma aplicação seriada de impulsos sobre a região lombar, em uma determinada intensidade de frequencia de modo a criar uma onda de choque diretamente sobre o cálculo urinário que está localizado dentro do rim. Tudo isso sem cortes ou necessidade de cirurgia via canal urinário. O cálculo dessa maneira é transformado em pequenos fragmentos que podem ser eliminados espontaneamente pela via urinária sem necessidade de maiores cirurgias. 

A leco funciona melhor em determinados tipos de cálculos, idealmente até 2 centimetros e localizados no rim preferencialmente, ao invés do ureter. A taxa de sucesso nesses casos varia de 50 a 75%.

Importante salientar que embora o tratamento seja simples, o ideal é que o mesmo seja realizado em ambiente hospitalar, controlado, e com anestesia. Dessa forma qualquer intercorrência pode ser manejada em regime hospitalar. 

litotripsia extracorporeaOndas de choque aplicadas diretamente sobre o cálculo

A recuperação do procedimento é rapida, geralmente o paciente consegue voltar às suas atividades no dia seguinte ao preocedimento.

Importante lembrar que nenhum procedimento para eliminação de cálculos é isento de complicações, e sangramento urinario pode ocorrer em grande parte dos casos .

A melhor indicação de litotripsia extracorpórea passa por uma avaliação de tomografia computadorizada em que podemos avaliar inclusive a densidade do cálculo e poder dessa forma predizer qual o melhor tratamento a ser utilizado.

  • Acessos 2202

Uropediatria

Agendar consulta

Dr. Bruno Cezarino - Todos os direitor reservados.

Site desenvolvido por Agência Digital Glogs