Litíase: Tratamento

A melhor modalidade de tratamento para os cálculos formados no sistema urinário depende de fatores como antecedentes pessoais do paciente, a localização da pedra no exame de Tomografia, e a experiência do Urologista no tratamento dessa doença.

Em linhas gerais existem quatro modalidades de tratamento:

  1. Ondas de impacto extracorpóreas
  2. Endoscopia urológica
  3. Cirurgia percutânea (pequeno corte na região lombar, próximo ao Rim)
  4. Cirurgia aberta, esta utilizada em casos de exceção.
  1. Litotripsia extracorpórea
    Tratamento de escolha em muitos pacientes com cálculos nos rins e ureteres. Sendo um procedimento sem necessidade de cortes e realizado com sedação, pode ser realizado ambulatorialmente com alta no mesmo dia. No entanto tem indicação específica sendo reservado para determinados tamanhos e densidade de cálculo.

  2. Nefrolitotripsia percutânea
    Cirurgia realizada através de punção lombar que atinge diretamente o rim a ser tratado. Por meio dessa punção passam instrumentos para a retirada do cálculo. Ideal para cálculos complexos e extremamente duros localizados no Rim.

  3. Ureteroscopia
    Cirurgia realizada por meio do acesso ao cálculo por meio da uretra, bexiga, ureter e finalmente chegando ao rim. Tem a vantagem de utilizar os orifícios existentes para o acesso aos cálculos, levando a uma recuperação rápida do paciente e rápido retorno às atividades.
  • Acessos 6685

Uropediatria

Agendar consulta

Dr. Bruno Cezarino - Todos os direitor reservados.

Site desenvolvido por Agência Digital Glogs