Cálculo Renal: Gênese e Fatores de Risco
Cálculos renais, também chamados de “pedras no rim” são exatamente o que eles parecem: pedras que crescem dentro dos rins e podem caminhar pelo sistema urinário. Elas são formadas quando determinados sais e minerais, como o cálcio, oxalato ou ácido úrico, que são normalmente eliminados dissolvidos na urina, se precipitam e se transformam em cristais que crescem progressivamente, transformando-se em pedras, ou ainda quando determinadas bactérias habitam cronicamente o rim, elevando o pH da urina e facilitando a formação de cálculos.
Geralmente as pequenas pedras formadas nos rins são espontaneamente eliminadas durante a micção, mas podem ficar presas em seu caminho, bloqueando a passagem da urina e gerando os sintomas das chamadas “cólicas renais”.
Existem fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos urinários chamados modificáveis- aqueles que podem ser reduzidos com mudanças no estilo de vida principalmente na dieta- e aqueles fatores de risco inerentes aos pacientes, mas que podem ser controlados.
Daremos ênfase aos fatores de risco modificáveis:
- Ingestão de líquidos: quanto maior a quantidade de urina produzida diariamente, menor o risco de precipitação dos sais e minerais que levarão à formação dos cálculos
- Grande ingestão de proteína de origem animal : Pacientes com ingestão aumentada de carne vermelha têm alterações urinárias que podem predispor à formação de cálculos
- Baixa ingestão de cálcio e grande ingestão de sódio
Outros Fatores de Risco:
- Diabetes
- Obesidade
- Altos níveis de colesterol
- Hipertensão arterial
- Infecções urinárias de repetição