Prostatectomia Robótica

A prostatectomia robótica é um procedimento bem estabelecido cujos passos são reprodutiveis com grande controle por meio do aparelho robótico controlado pelo cirurgião. A capacidade de controle das ações na cirurgia robótica é melhor, alem da grande precisão do cirurgião nos passos cirurgicos. 

A seguir mostraremos o passo-a- passo da cirurgia robótica de maneira simples por meio de animações: 

1- POSICIONAMENTO DAS INCISÕES 

portais prostatectomia robótica

Posicionamento dos acessos da prostatectomia robótica e localização das futuras cicatrizes após o procedimento. Acima na figura o diaâmetro em milimetros das incisões. 

2-   CONTROLE DAS VEIAS DO PLEXO PROSTÁTICO 

ligadura plexo venoso

A próstata é um órgão extremamente vascularizado. A cirurgia robótica de próstata deve se iniciar pelo controle , ou seja, interrupção das veias de drenagem de sangue da próstata, de modo a reduzir o sangramento. 

3 - LIBERAÇÃO DO COLO VESICAL 

liberação do colo vesical

A próstata está intimamente conectada à bexiga, de modo que a uretra passa por dentro da próstata. Dessa maneira, é necessário seccionar a bexiga e separá-la da próstata para atingir as vesículas seminais e acessar as artérias prostáticas.

4- DISSECÇÃO DO FEIXE DE NERVOS ERIGENTES 

liberação do feixe nervoso

Aqui está a grande vantagem da utilização da técnica robótica para dissecar os nervos responsáveis pela ereção da próstata. Note na imagem que nos nervos (em amarelo) envolvem a próstata ( em roxo). A amplificação e precisão do robô torna essa etapa muito meticulosa. 

5- CONTROLE DO SUPRIMENTO SANGUÍNEO DA PRÓSTATA

aplicação de hemolock no plexo

Após a liberação do nervo, as artérias prostáticas são ligadas por meio de clipes de plástico diminuindo assim o sangramento da cirurgia. 

6- ANASTOMOSE ENTRE A BEXIGA E URETRA

anastomose

Após a retirada da próstata, é necessária a reconstrução da anatomia com a anastomose( costura) entre a uretra e a bexiga. Essa etapa é muito facilitada pela técnica robótica pela amplitude livre de movimento que o robô permite.

Assim a prostatectomia se completa, com o fechamento dos portais das feridas e é mantida uma sonda vesical por cercad e 7 a 10 dias.

Fonte: Operative Details and Oncological and Functional Outcome of Robotic-Assisted Laparoscopic Radical Prostatectomy: 400 Cases with a Minimum of 12 Months Follow-up - European Urology

  • Acessos 2196

Uropediatria

Agendar consulta

Dr. Bruno Cezarino - Todos os direitor reservados.

Site desenvolvido por Agência Digital Glogs