Skip to main content
Blog

A revolução médica

Se antigamente dizia-se que o conhecimento médico mudava radicalmente a cada 10 anos, arrisco dizer que nos dias de hoje a cada 1 ou 2 anos as condutas para determinadas doenças mudam radicalmente. Mas não é só no conhecimento que nossa profissão esta mudando. O acesso ao conhecimento médico não está mais apenas nas mãos dos médicos. Hoje o “Dr. Google” é uma realidade.Grande parte das consultas médicas (aquelas que ainda ocorrem pessoalmente) consistem em confirmar as informações previamente coletadas pelo paciente na Internet. Os pacientes buscam se atualizar em grupos e fóruns de discussão, buscar opções, informações e uma esperança que muitas vezes nem os médicos estão habituados ou tem conhecimento necessário. Isso quando os próprios pacientes não acessam o www.pubmed.com e fazem uma extensa revisão bibliográfica sobre determinada doença!!!!

Embora eticamente questionável, a consuta médica via Skype Call ou mesmo via Whatsapp(!!!) vem se tornando uma prática corrente no nosso dia a dia principalmente pela cultura de imediatismo que vivemos nos dias de hoje: os pacientes simplesmente não querem esperar! Desse modo os médicos ficam entre a cruz e a espada: atender imediatamente o paciente de maneira sub-otima ou correr o risco de perder o paciente.

No entanto nem todo avanço tecnológico vem para o mal: em busca de melhorar essa relação médico-paciente e na tentativa de melhorar o tratamento médico diversos aplicativos para iOS e Android vem sendo lançados COM SUCESSO para preencher uma lacuna de comunicação entre médicos e pacientes. É o caso do Medicinia ( www.medicinia.com.br), e do mais novo aplicativo da Vidabemvinda que pode auxiliar e MUITO pacientes na organização das medicações para a Reprodução Humana.(www.vidabemvinda.com.br)

revmedica

"A postura do médico moderno não deve ser CONTRA a revolução tecnológica, jamais! Aprender a utilizar o Dr. Google mesmo durante a consulta, entender quando o paciente precisar de uma referência mais científica, indicar aplicativos que auxiliem no cuidado médico: fazendo isso vamos parar de temer e passar a fazer parte da Revolução Médica"

Uropediatria

Agendar consulta