Skip to main content
Blog

Atualizações Congresso Americano de Urolologia: Varicocele ultrassonográfica operada tem melhora tão importante quanto varicocele clínica?

Os conhecimentos publicados até o momento, principalmente os Guidelines ( Diretrizes publicadas pelas associações de especialistas), indicavam a correção de varicocele em pacientes inférteis apenas quando se tratava de varicocele palável - tambem conhecida como varicocele clínica. 

Grande parte dos pacientes inférteis realiza como parte da investigação a Ultrassonografia doppler testicular para diagnóstico de eventual varicocele subclinica, a qual não tinha indicação de tratamento cirúrgico.

Estudo apresentado no congresso Americano de Urologia em 2018 mostrou que o potencial de benefício do tratamento de varicocele subclinica é tão importante quanto naqueles com varicocele palpavel, com aumento médio na concentração total de espermatozóides móveis de aproximadamente 22 milhões. 

Importante ressaltar que esse paradigma está sendo mudado aos poucos, e que mais estudos são necessários para confirmar a tendência apresentada.

varicocele

 

BOLSA ESCROTAL VARICOCELE2

 

Imagem ultrassonografica mostrando refluxo da varicocele subclinica ou ultrassonográfica.

 

 

Uropediatria

Agendar consulta