Skip to main content
Blog

Cirurgia de Hipospádia: Como é realizado o procedimento cirúrgico para correção?

Cirurgia de hipospadia

A Hipospádia é uma anormalidade que atinge crianças do sexo masculino, caracterizada por uma abertura anormal da uretra na extremidade do pênis. O tratamento definitivo é a cirurgia de correção. Continue a leitura para entender melhor sobre a cirurgia de hipospádia. 

Entenda o que é a hipospádia peniana

Ter filho é uma montanha-russa de sensações: orgulho, alegria, amor e, muitas vezes, preocupação. É muito difícil para os pais, saber que o filho nasceu com um tipo de anormalidade, especialmente, quando a criança vai precisar passar por um procedimento cirúrgico no pênis nos primeiros meses de vida. Situação difícil para os pais, porém não é tão incomum. A hipospádia peniana possui uma incidência relativamente frequente, que pode atingir de três a cinco meninos, a cada mil.

Na hipospádia, a abertura da uretra do seu filho, por onde sai a urina, não está localizada na ponta, mas sim sob o pênis. Meninos com hipospádia que não foram corrigidas, podem ter que se sentar para urinar, apresentam saída de urina pelo local errado e, também, podem ser impedidos de terem uma futura atividade sexual. Além disso, algumas vezes os testículos não estão corretamente posicionados no escroto, também chamado de criptorquidia. Nesse caso, testes mais específicos devem ser realizados para excluir outras doenças.

Por isso é de extrema importância marcar uma avaliação médica com um profissional de uropediatria, já que somente este profissional é capaz de fazer uma avaliação do caso e de definir o melhor momento para a realização da cirurgia da hipospádia. 

hipospadia

Principais tipos de hipospádia

A hipospádia, é dividida em 4 tipos principais. Dentre eles estão:

  • A Hipospádia Distal: que é quando a abertura da uretra está localizada na parte superior, perto da cabeça do pênis;
  • A Hipospádia Perineal: que é quando a abertura está próxima do ânus, com menor desenvolvimento do pênis;
  • A Hipospádia Proximal: que é quando a abertura está próxima ao escroto;
  • A Hipospádia Peniana: que é quando a abertura aparece no corpo do pênis;

Causas da hipospádia peniana 

As verdadeiras causas da hipospádia peniana ainda são desconhecidas. No entanto, entende-se que pode ter ligação hereditária, já que é uma anormalidade que se inicia por um defeito no desenvolvimento embrionário. 

Tratamento para a hipospádia

O único tratamento possível para correção da hipospádia é a cirurgia, que deve ser feita a partir dos 4 a 6 meses de vida do bebê, quando os riscos anestésicos para a criança se tornam mínimos.

Por que a cirurgia para correção da hipospádia é importante?

Porque é no procedimento cirúrgico, que a abertura errada presente na uretra é corrigida. Posteriormente, é aberta uma nova saída na ponta do pênis. 

Os objetivos da cirurgia são vários, dentre os mais importantes estão, melhorar a estética do pênis da criança e evitar que ela tenha futuros problemas psicológicos, devido a uma genitália deformada. Garantir que o paciente tenha futuramente uma função sexual normal. Permitir que o paciente urine normalmente e de pé.

Riscos da cirurgia de hipospádia

Os riscos da cirurgia de hipospádia são baixos, principalmente quando a cirurgia é feita antes dos seis meses de idade, e baixo risco cirúrgico. O risco de complicações após a cirurgia ocorre poucas vezes, em menos de 5% dos casos.

No entanto, a cirurgia de hipospádia, em mãos pouco experientes, pode ter resultados ruins. Por isso é necessário corrigir este problema, através de um cirurgião uropediátrico que possui uma ampla experiência com este tipo de procedimento cirúrgico. 

agendarconsulta

Tempo de recuperação da cirurgia de hipospádia

O tempo de recuperação vai depender do tipo de hipospádia e da técnica escolhida pelo cirurgião, no momento da correção. O tempo de internação hospitalar é geralmente de um dia, podendo variar, para cada caso.

Quantas cirurgias uma criança deverá fazer para corrigir a hipospádia?

Sempre que possível, a hipospádia é corrigida em um único procedimento cirúrgico. Embora, em casos mais complicados, possa haver necessidade de mais uma ou duas intervenções. 

Os fatores que contribuem para um maior sucesso da cirurgia de hipospádia 

  • Grau de severidade da malformação do paciente: Como em outros casos clínicos, existem meninos com hipospádia menos e mais complexas. 
  • Expertise do urologista pediátrico: A experiência do urologista é muito importante. Tudo vai depender da quantidade de técnicas para correção da hipospádia que o profissional tem, o tempo que ele atua na especialidade e a quantidade de pacientes e cirurgias, que ele atende em um ano.
  • Os cuidados com o pós-operatório: Como em qualquer outra cirurgia, o pós-operatório deve seguir os cuidados adequados pelos pais, crianças e também pelo médico assistente da família.

Tirou todas as suas dúvidas? Deseja agendar uma consulta para o seu filho?

Clique aqui e agende on-line uma consulta com o Urologia Pediátrico, Bruno Cezarino, profissional com ampla atuação clínica e cirúrgica na cidade de São Paulo.

Uropediatria

Agendar consulta