Skip to main content
Blog

Fimose: 5 formas de prevenção e tratamento

fimose

Conheça os cuidados para a fimose infantil e a importância da orientação do uropediatra.

O pênis, órgão do sistema genital masculino, é responsável pela reprodução e, também, pela eliminação da urina. Sendo assim, esse órgão participa tanto do sistema reprodutivo quanto do sistema urinário.

Pênis com Fimose: como identificar?

Recomendamos agendar consulta com uropediatra especialista para um correto exame e diagnóstico.

Geralmente a porção terminal do pênis, chamada de glande, ou ‘cabeça do pênis’, é dilatada, formada pela expansão do corpo esponjoso,a parte mais sensível do órgão, e possui glândulas sebáceas que garantem a lubrificação natural do pênis. A pele que recobre o pênis é mais fina e com mais pigmentação (é mais escura) do que a pele do restante do corpo.

Na glande há uma dobra da pele geralmente retrátil, chamada de prepúcio, que recobre a cabeça do pênis fornecendo uma proteção mecânica ao órgão. A pele que liga o prepúcio à glande é popularmente conhecida como ‘freio’ e tem o nome técnico de freio balano-prepucial.

O que é fimose? Fimose é uma doença?

A fimose é a dificuldade ou incapacidade de retração do prepúcio para expor a glande do pênis. É uma condição presente em todos os recém nascidos - 100% das crianças do sexo masculino apresentam fimose ao nascerem – e o quadro costuma regredir naturalmente até os 3 anos de idade, sem necessidade de intervenção específica, apenas com acompanhamento do médico especialista.

O excesso de pele no prepúcio não representa um quadro de fimose, caso a retração seja feita de forma natural, sem dificuldades, e seja indolor. Por isso, é essencial a avaliação de um especialista para a realização do diagnóstico correto e indicação de tratamento adequado.

Quais são os tipos e causas de fimose?

Fimose primária - também chamada de fimose fisiológica, ocorre em bebês e tem causa congênita, ou seja, é uma característica presente desde o nascimento da criança devido a aderência natural do prepúcio a glande;

Fimose secundária - também chamada de fimose patológica, ocorre na idade adulta e está atrelada, principalmente, a infecções do prepúcio, tambem chamadas de balanopostites. A limpeza pouco eficiente da glande do pênis, pela retração inadequada do prepúcio, ocasiona no acúmulo de secreções na região, o que pode desencadear infecções. Este tipo de fimose também pode ser desencadeado por um traumatismo no local ou por um orifício do prepúcio com abertura muito pequena.

Sintomas de Fimose

O principal sintoma da fimose é a dificuldade ou incapacidade de retrair o prepúcio para ter acesso a glande do pênis. Devido a esse sintoma, podem aparecer sintomas secundários, principalmente pela dificuldade para higienizar a região, como:

  • Dermatite;
  • Infecções urinárias recorrentes;
  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Vermelhidão, inchaço
  • Incômodo ou dificuldade de ereção (em adultos).

Fimose

Graus de Fimose e Tratamentos

A fimose pode ter diferentes graus, de acordo com a quantidade de pele presente no prepúcio, assim como, com o estreitamento do orifício. O grau de fimose presente em cada quadro deve ser identificado no exame físico realizado pelo especialista para determinar o diagnóstico e avaliar o tratamento que deve ser estabelecido.

Para tratar a fimose em bebês, os pais devem seguir as orientações do uropediatra para a realização dos exercícios corretos, tanto em relação à execução quanto ao tempo, para ajudar o caso na regressão gradual do quadro. Caso ainda assim, a fimose persista, o médico pode indicar o uso de pomadas, corticóides tópicos, para relaxar a pele do prepúcio, e deixando-a mais fina, facilitando a retração.

Em casos de fimose infantil que os tratamentos não obtiveram sucesso e que o quadro ainda é presente na infância ou adolescência, pode ser necessária a realização da postectomia, cirurgia de fimose. Na maior parte dos casos de fimose secundária, o tratamento indicado é a postectomia.

Postectomia: O que é e como funciona a Cirurgia de Fimose?

A postectomia, popularmente conhecida como circuncisão, é o procedimento cirúrgico que consiste na retirada do prepúcio para tratamento de fimose. De acordo com a avaliação do especialista, levando em conta a idade do paciente, o tipo e o grau da fimose, é determinado se o procedimento cirúrgico é o tratamento mais adequado. É uma cirurgia simples, feita com anestesia local e de recuperação rápida.

Em algumas culturas e religiões, como em judeus e muçulmanos, a circuncisão é realizada em bebês independente do quadro de fimose apresentado devido às crenças de seus integrantes.

Quais os benefícios da postectomia?

A postectomia quando bem indicada apresenta inúmeros benefícios a curto e longo prazo. O primeiro obviamente é a melhora da higiene local, sem risco de novos episódios de balanite ou balanopostite. Alem disso a postectomia tem o beneficio secundário de diminuição da transmissão e acometimento das doenças sexualmente transmissíveis como o HIV, HPV e sifilis. Por ultimo, sabemos que a postectomia traz a redução drástica dos quadros de câncer de pênis.

Vale lembrar que a postectomia nao afeta a sensibilidade peniana nem o desempenho sexual do paciente, ja que as terminações nervosas da glande ficam preservadas no momento do procedimento cirúrgico.

Agendar Consulta

Fimose Infantil: Cuidados e prevenção

Não há prevenção para a fimose primária por ser uma condição congênita e que se resolve gradualmente, mas alguns cuidados auxiliam na evolução do quadro. O primeiro e principal cuidado é levar o bebê para realizar uma consulta com um uropediatra para que o médico possa avaliar e acompanhar o caso, além de passar as devidas orientações de exercícios de tração do prepúcio para que os pais realizem nos bebês durante o banho, assim como, nas trocas de fraldas. É essencial que o médico passe as orientações para que essas trações sejam feitas de forma correta e não levem a complicações.

Além disso, são importantes cuidados com a higiene do órgão genital da criança, conforme a progressão do quadro, como deixar a glande exposta em água corrente, utilizar sabonete infantil para higienização do local e secar o pênis, principalmente a região da glande, com toalha após a micção.

Importante ressaltar que para obter sucesso no tratamento para fimose infantil, ou fimose primária, e evitar possíveis complicações e traumas na região genital da criança, é necessária a orientação e o acompanhamento com um uropediatra.

A principal prevenção para a fimose secundária é, principalmente, a atenção à higiene do pênis, em especial, da glande. Realizar adequada retração do prepúcio para limpeza da glande, higienização do local com sabonete neutro e secagem do pênis, principalmente a região da glande, com papel após a micção.

5 formas de prevenção e tratamento

  1. Exercícios de tração do prepúcio, seguindo orientações do uropediatra;
  2. Utilizar sabão neutro e deixar a glande do pênis exposta em água corrente para higienização;
  3. Uso de pomadas para amolecer a pele do prepúcio, seguindo orientações do uropediatra;
  4. Secagem do pênis e, principalmente, da glande do pênis após micção;
  5. Cirurgia de postectomia para retirada do prepúcio.

O chamado "freio curto" é Fimose?

Quando a pele que liga o prepúcio a glande causa tensão na retração do prepúcio ou durante a ereção em um homem adulto, existe uma condição médica popularmente conhecida como ‘freio curto’, que pode se romper durante atividade sexual. Embora não seja propriamente uma condição relacionada à fimose, ela também é tratada durante a postectomia.

Possíveis Complicações da Fimose

A principal complicação da fimose é uma condição chamada de parafimose quando o prepúcio retrai mas não volta ao lugar, causando dor intensa, inchaço e baixa circulação sanguínea; essa condição exige um atendimento de emergência devido aos sintomas intensos e, também, por possíveis complicações atreladas como necrose. Além disso, a balanopostite, quadro inflamatório do prepúcio e da glande devido ao acúmulo de secreções, pode também ser uma complicação de uma fimose não tratada adequadamente.

Evite o auto tratamento e não fique com dúvidas, entre em contato e agende sua consulta online com uropediatra especialista em fimose

Uropediatria

Agendar consulta