Skip to main content
Blog

Hidronefrose em crianças: O que é? Quando buscar um especialista?

Hidronefrose

Conheça as principais causas e sintomas da hidronefrose em crianças e qual o melhor especialista para cuidar desse problema

O que é Hidronefrose?

A hidronefrose congênita é a presença de acúmulo anormal de urina nos rins das crianças. Hoje o diagnóstico está sendo realizado cada vez mais precocemente, inclusive durante o pre-natal das mães. A hidronefrose pode surgir tanto no sexo masculino quanto no feminino e na imensa maioria das vezes o tratamento só se inicia após o nascimento do bebê.

Na grande maioria dos casos a hidronefrose diagnosticada durante o prenatal não precisará de abordagem nos primeiros dias de vida e a criança receberá alta normalmente. No entanto vale lembrar que será sempre necessário acompanhamento com urologista pediátrico para definição precisa do diagnóstico e proposta de seguimento e eventual tratamento.

Hidronefrose é Grave?

Quando não devidamente tratada, a hidronefrose pode levar a deterioração do funcionamento dos rins ou múltiplas infecções urinárias com febre.

Banner Uropediatria

Graus de Hidronefrose

A hidronefrose pode ser classificada de acordo com uma classificação chamada SFU, proposta pela sociedade fetal de urologia, em que o grau de hidronefrose varia de I a IV:

  • 0 - rim sem alteração;
  • I – leve dilatação da pelve renal
  • II – dilatação maior da pelve e pouca dilatação dos cálices renais
  • III – dilatação acentuada da pelve e dos cálices, porém sem comprometimento da espessura do parênquima renal
  • IV – SFU grau III porém com afinamento do parênquima renal.

Quanto maior o grau de hidronefrose, maior a chance da criança necessitar de tratamento cirúrgico para correção do problema.

Causas da Hidronefrose

As causas da hidronefrose congênita são relacionadas com uma pequena malformação do trato urinário e podem ser obstrutivas ou refluxivas:

  1. Estenose de JUNÇÃO URETEROPIÉLICA
  2. Estenose de Junção Urereterovesical ou MEGAURETER
  3. Válvula de Uretra posterior
  4. Refluxo vesicoureteral congênito

Em todos os casos é preciso realizar investigação com exames de ultrassonografia, cintilografias renais dinamicas e estáticas e uretrocistografia miccional e retrógrada. Todos esses exames devem ser pedidos criteriosamente pois podem fazer diferença no tratamento e conduta.

Uropediatra Especialista em Hidronefrose

Em quadros de hidronefrose unilateral, os exames de sangue podem não apresentar alterações das funções renais e em quadros de hidronefrose crônica os sintomas podem demorar para se manifestar.Por isso ao menor sinal de alerta é preciso buscar tratamento especializado.

Banner Uropediatria

Tratamento para Hidronefrose

Grande parte das hidronefroses leves descobertas durante o período prenatal nao necessitarão de tratamento cirúrgico, porém esse acompanhamento é fundamental e melhor realizado por urologistas com formação complementar em urologia pediátrica para evitar complicações futuras. Lembre-se que a criança terá muitos anos de vida pela frente e é preciso prevenir lesões renais graves que se tornarão permanentes.

Não fique com dúvidas, agende agora mesmo uma consulta online.

Uropediatria

Agendar consulta