Skip to main content
Blog

Hipospádia: como examinar o seu bebê passo-a-passo

hipospadia

Entenda essa condição congênita masculina e como identificar os sinais em seu bebê.

O diagnóstico de uma condição médica em bebês nunca é enfrentado com facilidade pelos pais ou responsáveis; preocupação de como aquele quadro clínico irá impactar na qualidade de vida da criança e apreensão para encontrar um bom profissional para acompanhamento são algumas das questões enfrentadas nesses momentos, principalmente quando o tratamento envolve uma cirurgia.

Por isso, o melhor caminho para tranquilizar os pacientes e, nesse caso, seus familiares, é o acesso à informação. Quanto mais tomamos conhecimento sobre a condição médica, suas causas e sintomas, mais sentimos segurança para enfrentar os próximos passos com clareza.

Com esse objetivo, elaboramos este infográfico com esclarecimentos sobre o que é a hipospádia e como identificar esse quadro clínico em bebês. 

Este material tem como intuito servir de apoio e orientação para que os pais e responsáveis obtenham informações para buscar orientações de um especialista, por isso, ressaltamos a importância do atendimento de um urologista pediátrico para diagnóstico e acompanhamento. 

Hipospadia baixar infográfico

Entendendo a Hipospádia

Apesar de não ser popularmente conhecida, a hipospádia é a anomalia mais frequente da genitália externa masculina e uma condição médica, relativamente, comum que acomete 1 a cada 250 meninos. 

A hipospádia é uma condição congênita, ou seja, o bebê já nasce com esse quadro clínico, e hereditária, pois na maioria dos casos, a família apresenta outros casos desta condição. 

É uma condição que possui cura e é facilmente tratada, apesar de requerer uma intervenção cirúrgica para correção. O tratamento é fundamental, não apenas por questões estéticas, mas também, por questões funcionais.

Vamos entender então o que é a hipospádia, quais são as causas dessa condição médica e quais são os sinais de que o bebê apresenta esse quadro clínico.

O que é hipospádia?

Durante o desenvolvimento fetal, há uma alteração na formação do canal da uretra que ocasiona no posicionamento anormal da abertura uretral no pênis, assim, ao invés desta abertura estar localizada na extremidade da glande, ponta do pênis, ela está localizada na parte inferior deste órgão. 

A maior parte dos casos de hipospádias está associada ao encurvamento peniano, quando o pênis apresenta um formato semelhante a um anzol e, também, excesso de pele. Além disso, alguns casos de hipospádia estão associados a outras condições médicas como a criptorquidia e a hérnia inguinal. 

A hipospádia pode ser classificada em 04 tipos, de acordo com a localização da abertura uretral:

  • Distal;
  • Peniana;
  • Proximal;
  • Perineal.

Independente da classificação, os processos de diagnóstico e tratamento em casos de hipospádia são os mesmos. 

O especialista realiza o exame físico para diagnosticar o quadro de hipospádia e, também, para identificar o tipo de hipospádia apresentado. 

O tratamento é cirúrgico e este procedimento é necessário para viabilizar a funcionalidade do sistema urinário e do sistema reprodutor. Urologistas pediátricos recomendam que a cirurgia seja realizada entre o 6º e 18º mês de vida da criança e, também, que os pais aguardem para realizar a postectomia, pois a pele retirada do prepúcio pode ser utilizada para auxiliar na correção da hipospádia.

Causas da Hipospádia

As causas desta condição médica permanecem desconhecidas. Mas, especialistas apontam alguns fatores influenciadores para o aparecimento da hipospádia, como:

  • Hereditariedade;
  • Idade materna avançada;
  • Deficiência hormonal.

Além disso, alguns estudos recentes apontam uma relação entre casos de hipospádias e casais que realizaram tratamento para engravidar. Mas, essas informações não foram evidenciadas, até o momento. 

agendarconsulta

Hipospádia: Sinais e sintomas

A maioria dos casos de hipospádias são identificados na maternidade, no primeiro exame físico realizado no bebê, após o nascimento. Mas, algumas vezes, são os pais ou responsáveis que identificam o posicionamento incorreto da abertura da uretra, principalmente ao observar algumas alterações físicas e a direção do jato de urina do bebê. 

A recomendação mais importante é: ao observar qualquer alteração, procure um urologista pediátrico para avaliação e acompanhamento. Mas, com o intuito de alertar sobre essa condição médica e orientar a identificação de hipospádia pelos pais ou responsáveis, reunimos algumas dicas de como identificar sinais de hipospádia.

Como examinar o seu bebê passo-a-passo

  1. Falta de abertura na ponta do pênis (extremidade da glande)

O primeiro passo é examinar o pênis de seu bebê e identificar a localização da abertura uretral. Caso não esteja localizada na extremidade da glande, ponta do pênis, é importante que o paciente seja avaliado por um especialista para que seja realizado o diagnóstico e determinada a conduta de tratamento.

  1. Encurvamento peniano

Conforme citado anteriormente, a maioria dos casos de hipospádia estão associados ao encurvamento peniano. Por isso, é importante observar se o pênis do bebê é arqueado para baixo, semelhante ao formado de um anzol.

  1. Excesso de pele na glande do pênis (prepúcio)

Semelhante aos casos de fimose, a hipospádia também pode ocasionar o excesso de pele na glande do pênis, no chamado prepúcio. É importante observar, nesse caso, detalhes sobre esse excesso de pele, principalmente durante a realização da higiene e exercícios de tração para exposição da glande, conforme recomendação do urologista pediátrico. É fundamental a avaliação deste especialista para identificação de um quadro de fimose ou de hipospádia para que o tratamento seja adequado e efetivo.

A hipospádia é uma condição médica relativamente comum e facilmente tratada. Mas, é imprescindível a avaliação e acompanhamento de um especialista para obtenção do tratamento adequado. Agende aqui sua consulta online com um urologista pediátrico.

Uropediatria

Agendar consulta