Skip to main content
Blog

Litotripsia Extracorpórea: quais exames prévios são solicitados pelo Uropediatra?

Litotripsia extracorpórea

Saiba quais exames de imagem e laboratoriais são necessários para realização deste procedimento.

A litíase renal, popularmente conhecida como ‘pedra nos rins’, é um quadro comum na população, acarretado por diferentes causas, podendo estar associado a alimentação desequilibrada, hidratação pouco frequente e, também, fatores genéticos. Por ser uma condição médica associada à qualidade da alimentação, a litíase renal tem se tornado cada vez mais frequente em crianças e adolescentes, devido ao aumento no consumo de sódio e açúcares.

A manifestação clínica da litíase renal pode variar de paciente para paciente por estar associada a diferentes fatores como localização e características do cálculo renal e por isso, o tratamento é diferente para cada caso. Em alguns pacientes, é necessário apenas o acompanhamento com o urologista e uso de medicação para controle da dor, mas em outros, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para retirada dos cálculos renais, principalmente em casos que apresentam obstrução do canal urinário.

Dependendo da localização e da característica do cálculo, um dos tratamentos indicados em casos de litíase renal é a litotripsia extracorpórea, procedimento realizado há mais de 30 anos no Brasil. Confira neste artigo informações sobre este procedimento e quais são os principais exames solicitados pelo urologista pediátrico para que a litotripsia extracorpórea seja realizada com segurança.

Litotripsia extracorpórea

Quando possível, a litotripsia extracorpórea é a primeira opção de tratamento escolhida pelos urologistas pediátricos, por ser um procedimento não invasivo que apresenta baixos riscos de complicação e altas taxas de sucesso para o tratamento de litíase renal. 

Este procedimento é realizado pelo urologista pediátrico que conduz um equipamento responsável por emitir ondas mecânicas de alta energia, o litotritor; essas ondas se propagam através do tecido do corpo humano para atingir o alvo desejado, os cálculos renais. Ao encontrar o alvo, as ondas bombardeiam os cálculos, quebrando-os em pedaços menores, facilitando a eliminação dos fragmentos por vias naturais. Confira mais informações sobre a litotripsia extracorpórea no artigo litotripsia: o que é e como funciona este procedimento? disponível em nosso blog. 

urina com sangue

Quais exames prévios são solicitados pelo uropediatra?

Assim como para qualquer procedimento médico, para a litotripsia extracorpórea é necessária a realização de exames prévios para que o urologista pediátrico possa avaliar a condição clínica geral do paciente, assim como, investigar o quadro com detalhes para obter mais informações e assegurar a eficácia do procedimento. Neste artigo, listamos os principais exames prévios, tanto de imagem quanto laboratoriais, solicitados pelo uropediatra para a realização da litotripsia extracorpórea.

Exames de imagem

O primeiro exame realizado para investigar quadros de litíase renal é a ultrassonografia. A partir deste exame, em muitos casos, o urologista pediátrico consegue determinar a existência de cálculo no trato urinário, assim como, sua localização. Mas, este exame pode não ser preciso e, por isso, pode ser necessária a realização de outros exames de imagem.

Em alguns pacientes não é possível determinar a presença de cálculos renais ou precisar a localização destes no trato urinário, muitas vezes, pelas características do cálculo, como o tamanho. Nesses casos, é necessária a realização de uma tomografia computadorizada para que o médico consiga determinar o diagnóstico e, assim, indicar com assertividade o tratamento mais indicado para cada paciente. Além disso, os resultados do exame de tomografia auxiliam a orientar o médico durante a realização da litotripsia extracorpórea.

Outro exame de imagem muito importante e muito utilizado em casos de litíase renal tratados por litotripsia extracorpórea é a radioscopia, pois este exame identifica com exatidão a localização do cálculo renal, através de imagens dinâmicas de raio-x das estruturas anatômicas analisadas de raio-x em tempo real.

Exames laboratoriais

Para realizar a litotripsia extracorpórea, o urologista pediátrico solicita, além dos exames de imagem, exames laboratoriais, tanto de sangue quanto de urina, para investigar o quadro clínico do paciente. 

Sangue

Os exames de sangue são importantes para que o urologista pediátrico possa avaliar as funções renais do paciente através da ureia e creatinina, investigar a gravidade do quadro de infecção urinária através da proteína C reativa, entre outras informações como tempo de coagulação. 

agendarconsulta

Urina

Os exames de urina sempre são solicitados em quadros de litíase renal, pois na maioria dos pacientes, a infecção urinária é uma condição médica associada. Os exames solicitados pelo uropediatra são a urina tipo I para investigar a presença de um quadro de infecção urinária ou outras condições médicas associadas e a urocultura, exame que indica o agente causador da infecção urinária e auxilia na indicação assertiva do antibiótico para cada caso.

Pré operatório da litotripsia extracorpórea

Para realização da litotripsia extracorpórea, além da dos exames prévios, é importante que o paciente, seus pais ou responsáveis, estejam atentos às orientações  do urologista pediátrico sobre o pré operatório, como alimentação leve no dia anterior e jejum absoluto de 8 horas no dia do procedimento.

Cada caso de litíase renal é único, pois apresenta características específicas que precisam ser avaliadas por um especialista para indicação do tratamento mais assertivo e eficaz. A litotripsia extracorpórea é uma das opções disponíveis para tratamento de litíase renal muito indicada por ser um procedimento não invasivo com altas taxas de sucesso.

Para determinação  do diagnóstico e orientações sobre tratamento e realização de exames prévios em casos de litíase renal, procure um urologista pediátrico experiente e agende sua consulta.

Uropediatria

Agendar consulta