Skip to main content
Blog

Litotripsia: o que é e como funciona este procedimento?

Litotripsia

Conheça mais sobre esse tratamento não invasivo para cálculos renais

Litíase renal é o nome da condição médica que indica a presença de cálculos, ‘pedras’, nos rins. Este quadro clínico pode acometer crianças e adultos, de ambos os gêneros, e ser ocasionado por diferentes fatores, desde alimentação não balanceada até condições anatômicas e hereditárias. 

Cálculo renal é um quadro clínico comum, de frequência e tratamentos diversificados. Alguns pacientes podem apresentar cálculos nos rins apenas uma vez ao longo de toda vida, enquanto outros apresentam reincidência do quadro e precisam do acompanhamento de um especialista. Alguns pacientes eliminam os cálculos renais pelas vias naturais, sem intervenção médica, enquanto outros podem precisar de uma intervenção cirúrgica de emergência. Cada caso é único e deve ser avaliado por um urologista para determinar qual é a conduta de tratamento mais adequada. 

Um dos tratamentos disponíveis para litíase renal é a litotripsia, procedimento não invasivo implantado no Brasil na década de 80. Confira neste artigo mais informações sobre este procedimento e porque ele costuma ser a primeira opção dos urologistas para tratar cálculos renais.

Cálculos renais

Para melhor entendimento do que é a litotripsia e como funciona esse procedimento, é importante compreender o que são os cálculos renais.

Popularmente conhecidos como ‘pedras nos rins’, os cálculos renais são massas sólidas encontradas nos rins, formadas por cristais de minerais ou sais ácidos. Durante o processo de filtragem do sangue pelos rins, esses cristais podem se acumular e formar essas massas sólidas. 85% dos cálculos renais são formados por cristais de cálcio, mas outros minerais e sais também podem desencadear a formação de cálculos. 

urina com sangue

Litotripsia

A litotripsia costuma ser a primeira opção dos urologistas para tratar cálculos renais por se tratar de um procedimento não invasivo, com altas taxas de sucesso e baixíssimos riscos de complicação.

Como funciona este procedimento?

Através de ondas mecânicas de alta energia, é realizado um bombardeamento dos cálculos renais para que estes sejam quebrados em pedaços menores. Essa fragmentação dos cálculos facilita sua eliminação por vias naturais, ou seja, pela urina.

Litotritor

O equipamento médico utilizado para realização da litotripsia chama-se Litotritor. Esse equipamento emite ondas mecânicas de alta energia que se propagam através dos tecidos do corpo humano para atingir o alvo desejado, os cálculos renais, e fragmentá-lo. 

Em cada sessão de litotripsia são emitidos pelo Litotritor, aproximadamente, 3.000 disparos para bombardear os cálculos renais. As ondas emitidas pela Litotritor podem ser geradas através de 3 diferentes sistemas:

  • Eletro-hidráulico;
  • Eletromagnético;
  • Piezoelétrico.

Independente do sistema responsável por gerar as ondas, o efeito físico sobre os cálculos é o mesmo e os resultados da litotripsia são eficazes.

Etapas da litotripsia

Após a confirmação do diagnóstico de litíase renal e determinação do tratamento por litotripsia, o urologista solicita ao paciente novos exames de imagem, como ultrassonografia e radioscopia, para identificar a localização exata do cálculo no trato urinário, o que é importante para guiar o médico durante a sessão de litotripsia. 

Confira abaixo o passo-a-passo de uma sessão de litotripsia:

  • Paciente posicionado na maca de barriga para baixo ou de barriga para cima, a depender da localização do cálculo no trato urinário;
  • Posicionamento da máquina, pelo urologista, de acordo com a localização do cálculo no trato urinário;
  • Litotritor ativo; geração de ondas mecânicas de alta energia para fragmentação do cálculo; duração varia de 30 a 45 minutos.

Após a sessão de litotripsia, os sintomas mais comuns são: hematomas na região onde o corpo teve contato com o equipamento, desconforto ou dor lombar e sangue na urina. 

É importante estar atento e, se caso os sintomas forem intensos ou persistirem, recomenda-se procurar o médico responsável pelo procedimento ou o atendimento de emergência para avaliação.

Apenas uma sessão de litotripsia é suficiente?

Na maioria dos casos, apenas uma sessão de litotripsia é suficiente para fragmentar o cálculo e facilitar sua eliminação pela urina. Porém, o número de sessões depende, principalmente, das características do cálculo renal quanto a:

  • Composição;
  • Dureza;
  • Tamanho;
  • Distância até a superfície da pele.

Após a avaliação dos exames de imagem e investigação das características do cálculo renal, o urologista determina o número de sessões de litotripsia necessárias para fragmentar o cálculo de forma a facilitar sua eliminação pela urina.

A anestesia é necessária?

em crianças sempre é necessaria anestesia para evitar qualquer tipo de incomodo local. no entanto as técnicas mais modernas de litotripsia permitem o uso apenas de sedação. 

agendarconsulta

Por que nem todo cálculo renal pode ser tratado por litotripsia?

O principal fator influenciador para determinar qual é a conduta de tratamento adequada em casos de litíase renal é a localização do cálculo, por isso, nem todos os casos podem ser tratados por litotripsia.

Quando os cálculos renais estão localizados nos rins, na pelve renal ou na parte superior do ureter, é possível utilizar a litotripsia para fragmentação dos cálculos. Porém, cálculos renais localizados em outras porções do ureter ou bexiga e que não podem ser eliminados naturalmente pela urina, é necessária a realização de um procedimento cirúrgico para retirar o cálculo do trato urinário.

Importante ressaltar que a litotripsia é um tratamento de maior sucesso nas crianças e sempre que houver uma criança com cálculo uma das primeiras opções é realmente a litotripsia. 

Existe alguma contraindicação?

Como todo procedimento médico, existem contra indicações para realização da litotripsia. Casos em que este procedimento deve ser evitado:

  • Mulheres grávidas;
  • Pacientes obesos;
  • Pacientes que fazem uso de algumas medicações como anti coagulantes;
  • Pacientes que apresentem qualquer fator que dificulte a eliminação dos fragmentos de cálculo pela urina, como alterações anatômicas no sistema urinário, entre outros.
  • Uso de anticoagulantes

Apesar de ser um quadro clínico comum, cálculos renais são incômodos e podem gerar complicações. 

Como são muitos os fatores que influenciam a conduta de tratamento, é importante realizar um acompanhamento periódico para obter as orientações adequadas. Agende aqui sua consulta com um urologista.

Uropediatria

Agendar consulta