Skip to main content
Blog

Pieloplastia: o que é e como encontrar um bom urologista pediátrico?

Pieloplastia

Tratamento cirúrgico para estenose de JUP com o objetivo de preservar as funções renais

A pieloplastia é uma intervenção cirúrgica realizada para tratamento da estenose de JUP e, geralmente, é indicada em casos de pacientes sintomáticos que apresentam alterações nos exames de imagem e laboratoriais. Entenda um pouco mais sobre essa condição médica, o tratamento por pieloplastia e o especialista responsável pela realização dessa cirurgia. 

Estenose de JUP

Sendo a causa mais comum de obstrução urinária na infância, essa condição médica é caracterizada pelo estreitamento da junção ureteropélvica (JUP), região do sistema urinário onde acontece a transição entre a pelve renal e o ureter. 

A estenose de JUP dificulta o esvaziamento da pelve renal e prejudica o fluxo de urina no organismo, fatores que podem acarretar diferentes complicações do sistema urinário, como a hidronefrose, e comprometer as funções renais, podendo desencadear quadros mais graves como insuficiência ou falência renal.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas da estenose de JUP em recém-nascidos e bebês diferem dos sintomas em crianças e adolescentes, que apresentam um quadro clínico mais característico.

agendarconsulta

Sintomas da estenose de JUP em recém-nascidos e bebês:

  • Perda de apetite;
  • Choro constante devido a dor;
  • Massa renal palpável;
  • Atraso no desenvolvimento.

Sintomas da estenose de JUP em crianças e adolescentes:

  • Desconforto lombar e ou abdominal;
  • Hematúria (sangue na urina);
  • Hipertensão arterial;
  • Infecção urinária e renal recorrentes;
  • Litíase renal (cálculos renais).

Em alguns casos, é possível diagnosticar a estenose de JUP ainda na fase fetal, por ultrassonografia intra uterina. Após o nascimento, o diagnóstico é realizado por diferentes exames de imagem para evidenciar o local exato do estreitamento, assim como, investigar a gravidade da obstrução causada pelo estreitamento. Alguns dos exames de imagem que podem ser solicitados pelo urologista pediátrico para o diagnóstico de estenose de JUP são:

  • Ultrassonografia;
  • Urografia excretora;
  • Cintilografia renal;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética.

Tratamento

A avaliação e o acompanhamento de um uropediatra são imprescindíveis para uma investigação detalhada do quadro clínico e, também, para determinar a melhor conduta de tratamento em casos de estenose de JUP.

Em alguns recém-nascidos, a estenose de JUP tem um caráter transitório, ou seja, pode regredir naturalmente e deve ser apenas acompanhada por um especialista. Mas, a maior parte dos casos dessa condição médica necessita de uma intervenção cirúrgica, evitando assim complicações e comprometimento das funções renais. A cirurgia realizada para correção do estreitamento da JUP é chamada de pieloplastia.

agendarconsulta

Pieloplastia

Procedimento cirúrgico realizado por um urologista pediátrico em casos de estenose de JUP com o objetivo de restabelecer o fluxo normal de urina e restaurar a JUP para evitar complicações do sistema urinário e preservar as funções renais do paciente.

Como é realizada a cirurgia de pieloplastia?

Esse procedimento cirúrgico consiste no corte da região da JUP onde há o estreitamento para desobstrução da via urinária comprometida e, depois, o restabelecimento da ligação entre a pelve renal e o ureter para normalização do fluxo de urina. 

O tipo de pieloplastia que será realizado, em cada caso, é determinado pelo urologista pediátrico levando em conta, principalmente, a idade e o quadro clínico do paciente. A realização desta cirurgia pode ser das seguintes maneiras:

  • Pieloplastia aberta: é feita uma incisão para realização do procedimento cirúrgico; esse tipo de pieloplastia apresenta bons resultados, mas o pós-operatório é menos vantajoso para o paciente, pois é mais prolongado e dolorido;
  • Pieloplastia por videolaparoscopia: procedimento minimamente invasivo no qual são feitas, apenas, pequenas incisões; considerada, atualmente, a melhor opção de tratamento cirúrgico para estenose de JUP, pois o pós operatório é breve, menos dolorido e a taxa de sucesso é equivalente a pieloplastia aberta;
  • Pieloplastia robótica: esse procedimento cirúrgico é moderno, eficiente e efetivo, pois permite ao urologista pediátrico a visualização em 3D da anatomia o que aumenta a assertividade, além de ser vantajoso para o paciente, pois é minimamente invasivo, com o pós operatório breve e indolor. Porém, ainda é um procedimento relativamente novo e caro, não sendo disponibilizado por todos os urologistas pediátricos.

Pieloplastia: pré e pós operatório

É fundamental que os pais sigam todas as orientações da equipe médica, tanto para o pré como para o pós operatório, para que o procedimento seja seguro e a recuperação bem sucedida. Algumas das orientações dos especialistas são:

Pré operatório:

  • Consulta com o uropediatra e anestesiologista responsáveis pelo procedimento;
  • Jejum de 8h, sendo permitido somente o consumo de água.

Pós operatório:

  • 24h a 48h de internação hospitalar para observação;
  • Alta ingestão de líquido;
  • Repouso domiciliar e evitar esforço físico por 30 dias;
  • Uso de antibióticos e demais medicações prescritas pelo uropediatra;
  • Acompanhamento com o urologista pediátrico responsável pela cirurgia.

Qual é o médico responsável pela pieloplastia?

A urologia pediátrica é a especialidade médica que estuda diferentes condições médicas do sistema urinário, congênitas ou adquiridas, em crianças e adolescentes. Sendo assim, o especialista responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento da estenose de JUP é o uropediatra ou urologista pediátrico, médico especializado em problemas clínicos e cirúrgicos que acometem o sistema urinário e genital na infância. 

A avaliação de um uropediatra pode ser indicada por um pediatra, após a identificação de uma condição médica presente no sistema urinário ou genital da criança, ou agendada pelos pais ou cuidadores ao observarem sinais e sintomas de problemas do trato urinário. Independente do caminho, é importante a avaliação de um profissional especializado em quadros clínicos de estenose de JUP.

O acompanhamento de um urologista pediátrico é fundamental para garantir o diagnóstico e intervenção precoce, assim como, um tratamento assertivo para minimizar as consequências da estenose de JUP e preservar as funções renais do paciente. Agende sua consulta online com um uropediatra especializado em estenose de JUP.

Uropediatria

Agendar consulta