Skip to main content
Blog

Postectomia: 3 cuidados pré operatórios essenciais

Postectomia

Dicas e orientações de preparação para uma cirurgia de fimose.

Todo procedimento cirúrgico, independente de sua magnitude, nos traz apreensão e quando esse procedimento é realizado em nossos filhos, a preocupação somada à apreensão torna todo o processo mais complicado. Compreendemos que esse misto de sentimentos incômodos aos procedimentos cirúrgicos são esperados, mas também entendemos que a falta de informação e orientação contribui para aumentar a apreensão e acaba deixando qualquer um receoso em relação a uma cirurgia. 

Obter informações adequadas e de qualidade é um ótimo caminho para buscar segurança ao ter que enfrentar um procedimento cirúrgico. Por isso, compartilhamos neste artigo informações sobre a postectomia, cirurgia realizada para o tratamento da fimose. Nosso objetivo é esclarecer algumas dúvidas sobre o procedimento, dar dicas de cuidados pré operatórios importantes e tranquilizar o paciente e sua família sobre a realização da postectomia.

É importante ressaltar que este artigo não substitui a avaliação de um urologista pediátrico, por isso, é necessário encontrar um especialista para a realização do diagnóstico e indicação de tratamento adequado para cada caso. 

fimose

Fimose: informações gerais

Como a fimose é uma condição genital comum em todos os bebês do sexo masculino e pode regredir naturalmente, não é em todos os casos que a postectomia é necessária. Inicialmente, é importante o acompanhamento de um urologista pediátrico para orientação de como manejar adequadamente o prepúcio para realização dos exercícios de tração e, se a fimose persistir, o médico pode orientar o uso de pomadas para amolecer a pele do prepúcio e facilitar a retração para exposição da glande.

Mas, em algumas crianças, a fimose não regride naturalmente, mesmo após a realização dos exercícios e uso de pomadas e, nesses casos, a postectomia é indicada como tratamento. Este procedimento cirúrgico também é indicado em casos de fimose secundária, ou seja, quando o quadro clínico se apresenta na adolescência ou idade adulta e está atrelado, principalmente, a infecções do prepúcio ou higiene inadequada na glande do pênis.

Ficou com dúvidas sobre as causas da fimose e cuidados para esse quadro clínico? Confira as informações completas sobre essa condição médica no artigo Fimose: 5 formas de prevenção e tratamento.

Postectomia: tratamento cirúrgico para a fimose

Nos casos em que a fimose não regride naturalmente ou em casos de fimose secundária, o especialista indica que seja realizada uma postectomia. Apesar de ser um procedimento cirúrgico simples, com baixos riscos associados e de recuperação leve, é esperado que o paciente e seus familiares fiquem apreensivos e receosos diante da necessidade da realização de uma cirurgia. Por isso, a seguir, reunimos algumas informações básicas sobre como a postectomia é realizada, quais são os principais cuidados pré operatórios e, de forma breve, como é o pós operatório dessa cirurgia. Mas, lembre-se de buscar acompanhamento e orientações de um urologista pediátrico.

tratamento para fimose

Postectomia: como o procedimento é realizado?

Em geral, a postectomia tem duração de 1h e não necessita de internação hospitalar. Durante o procedimento, o urologista pediátrico realiza um corte longitudinal no prepúcio para retirada de toda a pele que recobre a glande do pênis e finaliza com uma pequena sutura. A postectomia é realizada com a associação de sedação e anestesia local em adultos e com a associação de anestesia local e anestesia geral em bebês e crianças. 

Postectomia: 3 cuidados pré-operatórios essenciais

Não são necessários preparos específicos para a realização da postectomia, mas alguns cuidados são importantes para garantir a segurança e sucesso deste procedimento.

  1. Exames laboratoriais

O diagnóstico da fimose é realizado em consultório médico, apenas por exame clínico, não necessitando de exames complementares para sua confirmação. Por se tratar de uma cirurgia externa às cavidades, com grande controle de sangramento, não são obrigatórios a realização de exames de sangue e preparo pré-operatórios em crianças saudáveis. 

   2. Consulta com especialistas

Para a indicação da postectomia, é necessária a consulta com um urologista pediátrico. Mas, uma etapa importante do pré operatório é, após a consulta de indicação da cirurgia, o agendamento de uma consulta com o médico e anestesiologista responsáveis pelo procedimento cirúrgico. Essa conversa com os responsáveis pela postectomia é importante para que o paciente e seus familiares possam tirar todas as dúvidas referentes ao procedimento e de como será a anestesia. Os especialistas explicam o passo a passo do procedimento, do pós operatório e do processo de recuperação. Esse é um momento importante para fazer perguntas e obter informações seguras sobre a postectomia.

Essa consulta também é uma oportunidade do urologista pediátrico esclarecer que a postectomia não interfere na sensibilidade peniana e, também, expor os benefícios dessa cirurgia a médio e longo prazo.

Além disso, é importante que nesta consulta o urologista pediátrico e o anestesiologista sejam informados se o paciente faz uso de medicamentos contínuos, pois algumas medicações podem interferir no procedimento e na anestesia. 

   3. Jejum de Oito Horas

Quando a postectomia é realizada em bebês e crianças é necessário a sedação profunda com uso de máscara laríngea e o jejum deve ser rigoroso para evitar complicações. Por isso, é indicado o jejum conforme a tabela a seguir, clique aqui para acessar. O anestesiologista passará essas e outras orientações importantes relativas à anestesia ao longo da consulta.

Como é o pós-operatório de uma postectomia?

O pós operatório da postectomia é tranquilo e se não houver nenhuma intercorrência, o paciente retorna para casa no mesmo dia em que o procedimento é realizado. A recuperação é breve e não requer cuidados específicos, mas é importante estar atento a todas as orientações do urologista pediátrico para evitar complicações. Algumas informações importantes sobre o pós operatório:

  • Usar medicamentos prescritos pelo médico;
  • Repousar nos primeiros dias;
  • Manter o curativo intocado e apenas lavar o mesmo com agua e sabonete comum.

Os riscos associados à postectomia são baixos, mas é importante que o paciente e seus familiares estejam atentos a qualquer alteração durante o período de recuperação e, se for necessário, procurar o urologista pediátrico responsável ou, em casos mais urgentes, procurar um pronto atendimento.

O retorno pós operatório é importante para que o especialista avalie o processo de recuperação e, se for necessário, indique o uso de uma pomada cicatrizante. Lembrando que consultas periódicas com o urologista pediátrico também são importantes para acompanhamento da saúde do sistema urinário e genital  da criança. 

Apesar da simplicidade do quadro clínico, a fimose é uma condição médica que necessita do acompanhamento de um especialista. Não fique com dúvidas, busque orientação de um profissional experiente, agende aqui sua consulta online.

Uropediatria

Agendar consulta