Skip to main content
Blog

Refluxo Vesicoureteral: Guia rápido de tratamentos uropediátricos

Refluxo Vesicoureteral

Confira neste e-book informações sobre essa condição pediátrica e sua relação com a infecção urinária

A infecção urinária se tornou uma condição médica tão comum que quase nunca imaginamos que este quadro clínico pode ser o indicador de outra condição médica urológica. Mas, muitas vezes, ela é, principalmente em bebês e crianças.

Em casos pediátricos, além da infecção urinária apresentar sintomas sutis e que facilmente se confundem com outras condições médicas, na maioria dos casos, este quadro clínico está associado a condições urológicas mais complexas e que necessitam da avaliação e acompanhamento de um urologista pediátrico, como em casos de refluxo vesicoureteral.

Refluxo Vesicoureteral

Refluxo vesicoureteral

Essa condição médica está atrelada a uma alteração mecânica de uma das estruturas do sistema urinário que pode ser congênita ou não e, na maioria dos casos, o principal indicador de sua existência em bebês e crianças é o quadro clínico de infecção urinária recorrente.

Porém, os sintomas de infecção urinária em bebês e crianças, muitas vezes, não são tão claros e podem ser sutis. Por isso, um quadro de infecção urinária leve pode passar despercebido no início e os pais e responsáveis percebem que há algo errado apenas quando a condição médica se agrava. 

Por isso, é fundamental que pais e responsáveis aprendam a identificar sinais para procurar a avaliação de um urologista pediátrico assim que alguma alteração é notada, mesmo que pequena, para garantir a eficácia do tratamento e evitar possíveis danos ao sistema urinário, pois se não notados a tempo podem desencadear complicações severas e, até mesmo, irreversíveis.

O melhor cuidado para garantir a qualidade de vida de bebês e crianças, é obter informação de qualidade para buscar orientação de um urologista pediátrico, pois acreditamos que prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso e por saber que o refluxo vesicoureteral pode ser uma condição difícil para os pais e responsáveis notarem no início, por não apresentar sintomas claros, elaboramos este e-book reunindo esclarecimentos e as principais informações sobre esta condição médica, desde suas causas até possíveis cuidados preventivos, reforçando que a avaliação médica é fundamental para acompanhar o paciente e garantir que o tratamento adequado seja indicado.

Quais os tópicos abordados neste e-book?

Para esclarecer sobre o refluxo vesicoureteral, reunimos um conteúdo completo neste guia rápido, que aborda desde a funcionalidade do sistema urinário até os principais cuidados preventivos para infecção urinária.  Confira um resumo dos tópicos que irá encontrar no e-book refluxo vesicoureteral: guia rápido de tratamentos uropediátricos.

Composição e funcionamento do sistema urinário

Compreender o funcionamento do sistema urinário e conhecer as principais estruturas que compõem esse sistema é importante para o melhor entendimento do que é o refluxo vesicoureteral, por isso, o primeiro tópico deste material traz informações sobre a organização do sistema urinário, como suas principais estruturas e funções. 

Informações gerais sobre o refluxo vesicoureteral

  • Definição do refluxo vesicoureteral;
  • Quais são as causas e os tipos de refluxo vesicoureteral;
  • Sintomas do refluxo vesicoureteral, tanto em bebês quanto em crianças;
  • Como é o processo do diagnóstico; consulta com urologista pediátrico, exame físico, exames de imagem e laboratoriais para determinar o diagnóstico com segurança;
  • Quais e quantos são os graus de refluxo vesicoureteral e qual é sua relação com a gravidade do quadro clínico.

Relação com infecção urinária em bebês e crianças

Este e-book traz com clareza esclarecimentos da relação intrínseca do refluxo vesicoureteral com infecções urinárias de repetição, explicando porque o fluxo invertido de urina favorece a multiplicação de bactérias no trato urinário e porque essa recorrência de infecções urinárias pode ser prejudicial para a saúde do bebê e da criança.

agendarconsulta

Complicações

Devido às infecções urinárias de repetição ocasionadas pelo refluxo vesicoureteral, o trato urinário do bebê e da criança pode sofrer danos, como a cicatriz renal, que pode acarretar em outras complicações em todo o sistema urinário. Neste guia, esclarecemos quais são as possíveis complicações que podem ser desencadeadas por infecções urinárias de repetição e por um quadro de refluxo vesicoureteral não tratado adequadamente.

Tratamentos uropediátricos

Explicações importantes do porque o tratamento clínico é, na maioria dos casos, a primeira opção do urologista pediátrico e como esse tratamento funciona. Além disso, este material elucida quais são os fatores determinantes para a decisão médica de uma intervenção cirúrgica para corrigir a alteração mecânica presente no refluxo vesicoureteral.

É possível prevenir?

Para finalizar, foram incluídas algumas dicas preventivas importantes para controle do quadro clínico de infecção urinária em crianças.

Este e-book tem o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre essa condição médica, mas reforçamos que este material é apenas informativo. A avaliação de um urologista pediátrico para determinação do diagnóstico e indicação do tratamento adequado é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema urinário e a qualidade de vida da criança.

Ficou curioso? Baixe agora este material e confira o e-book que preparamos sobre refluxo vesicoureteral pediátrico. E, ao notar qualquer alteração no bebê ou na criança, agende uma consulta com urologista pediátrico para avaliação.

Uropediatria

Agendar consulta