Skip to main content
Blog

Tratamento Inovador para correção de hérnia e Hidrocele na Infância

A hérnia inguinal da infância tem a mesma origem, mas enquanto na hidrocele  o orificio permite apenas a passagem de líquido, na hérnia inguinal ocorre passagem de elementos do abdome como intestino ou ovário( no caso feminino). 

Vamos falar um pouco sobre um tratamento inovador que nao utilizar cortes para tratamento dessas doenças muito comuns das crianças!

 Frequentemente recebemos crianças no consultorio com queixa de aumento do volume do saco testicular, especialmente após o primeiro ano de vida. Ao exame fisico notamos um acúmulo de líquido ao redor do testículo, chamado de hidrocele. A hidrocele na infância tem a característica de estar murcha pela manha e mais cheia a noite. Isso ocorre pois o líquido de dentro do abome passa pela comunicação existente entre o proprio abdome e a bolsa testicular. 

Em casos mais graves pode ocorrer um aumento dessa comunicação, permitindo a passagem de conteúdo abdominal como intestino ou ovário por exemplo.

esquema hidrocele

VEJAM O ESQUEMA DA HIDROCELE COMUNICANTE: OCORRE PASSAGEM DE LÍQUIDO DO ABDOME PARA O TESTÍCULO PROVOCANDO AUMENTO DO VOLUME ESCROTAL

O tratamento dessa doença é sempre cirúrgico, com o objetivo de interromper a comunicação existente entre o abdome e o escroto. Classicamente é realizada uma incisao inguinal, realizada a interrupção dessa ligação e fechamento da pele e tecido subcutâneo - cirurgia que demora cerca de 1 hora e tem como característica de pós operatorio o grande inchaço e dor com necessidade de controle internado por pelo menos 24 horas. 

 

Um tratamento inovador implementado pela equipe de Urologia Pediátrica no Hospital das Clínicas da FMUSP permitiu o melhor entendimento dessa doença e dessa maneira introduzimos o tratamento chamado de "Estético" e indolor para o tratamento dessa patologia. 

Através de uma câmera introduzida no umbigo conseguimos localizar o orifício de comunicação entre o abdome e o escroto. A seguir introduzimos uma agulha pela região inguinal e através de um fio não absorvivel, ocluimos o canal de comunicação sem a necessidade de cortes e evitando dor no pós operatório.

visao laparoscopica

NA IMAGEM A VEJA QUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO ENTRE O ABDOME E O CANAL INGUINAL - NA IMAGEM B VEJA A COMUNICAÇÃO ENTRE O ABDOME E O SACO TESTICULAR, INCLUSIVE COM PEQUENAS BOLHAS FORMADAS NA ENTRADA DO CANAL.

 

A seguir é introduzida uma agulha especial que circunda o canal de comunicação e o fecha imediatamente com um fio nao absorvivel, interrompendo a comunicação. 

O procedimento total dura 15 minutos e a criança recebe alta sem dor e sem necessidade de pernoitar no hospital.

A taxa de sucesso desse procedimento é de cerca de 94% sem necessidade de cirurgias adicionais.

 

fio passado hidrocelehidrocele corrigida

VEJA O FIO DE PROLENE PASSADO PELO CANAL DE COMUNICAÇÃO E APÓS O FECHAMENTO DA COMUNICAÇÃO

 

 

 

 

 

Uropediatria

Agendar consulta