Skip to main content
Blog

Ureteroscopia Flexível para tratamento de cálculo urinário infantil

Ureteroscopia Flexivel

A grande vantagem da ureteroscopia flexível, em relação às cirurgias que são abertas, é o seu método endoscópico, que causa mínima invasão na criança, já que não existe a necessidade de cortes ou incisões, durante todo o procedimento cirúrgico.

Os cálculos urinários ou pedras na urina, se referem a um problema cujo nome científico é litíase urinária. As pedras pequenas geralmente são eliminadas de forma natural pela criança, no entanto, aquelas que são maiores requerem intervenção.

A Ureteroscopia é um procedimento cirúrgico, onde é usado um pequeno dispositivo que pode ser rígido, ou flexível, chamado ureteroscópio. Ele permite uma visão, por dentro, do trato urinário da criança, sem exigir nenhum tipo de incisão. 

Com o auxílio de um tubo flexível, o ureteroscópio, é possível ter acesso e fazer imagens, das áreas mais tortuosas e difíceis do aparelho urinário como, por exemplo, a pelve renal e seus cálices.

A ureteroscopia flexível, deve ser realizada em um centro cirúrgico, com a criança sob anestesia, que pode ser geral ou local, dependendo da escolha do anestesista, que vai depender de cada caso clínico e paciente.

urina com sangue

Cálculo urinário infantil, o que é? 

O sistema urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias. A função dos rins é contribuir para a manutenção adequada de algumas substâncias presentes no sangue, como a água e os sais minerais no organismo. Em determinadas condições, essas substâncias se encontram concentradas na urina, formando cristais. Quando esses cristais se agrupam, formam uma pedra.

Essas pedras podem trazer uma série de transtornos para as crianças, como sangramento na urina, dor, vômito, infecções urinárias, além de interferir em sua qualidade de vida.

O nome médico para esta patologia é litíase urinária, que pode ser classificada como de baixa gravidade, já que o procedimento para remoção das pedras é relativamente simples. Desde que, claro, a criança receba o devido acompanhamento médico.

Crianças que estão sob alguma suspeita desse diagnóstico, deverão passar por uma avaliação com um uropediatra, profissional que irá esclarecer todas as dúvidas dos pais e que será uma peça imprescindível para o melhor tratamento.

E como é realizado o tratamento dos cálculos urinários?

Os pequenos cálculos, que se apresentam no canal da urina entre o rim e a bexiga, são eliminados de forma natural pela criança, em um período que pode chegar a seis semanas. 

Em alguns casos, a criança pode ser apenas acompanhada, sem ser necessário nenhum tipo de intervenção cirúrgica, sendo a remoção das pedras indicada apenas em situações específicas. 

Nestas situações, em que haverá espera da eliminação do cálculo, a criança deverá ser acompanhada por um profissional de uropediatria, para evitar maiores problemas. A ingestão de água e a medicação analgésica fazem parte do tratamento para eliminar cálculos urinários.

Quanto maior o cálculo, menor é a chance de passagem espontânea, sendo muitas vezes necessária a realização da ureteroscopia flexível. 

O que é a ureteroscopia flexível? 

A tecnologia evoluiu muito, juntamente com o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas. Por isso, a uropediatria é hoje, uma das especialidades que mais se desenvolveu na medicina.

Atualmente, graças a um avanço bastante significativo no tratamento dos cálculos urinários conhecidos, popularmente, como “ pedras nos rins”, os pais podem contar com um grande aliado na recuperação dos filhos. 

Sem exigir nenhum tipo de incisão, a ureteroscopia flexível é indicada para remover as pedras, que estão localizadas no ureter, obstruindo o rim, de forma que não conseguem ser eliminadas naturalmente pelo corpo da criança. Trata-se de um dos métodos mais modernos para tratamento de cálculos urinários.

Como é feita a ureteroscopia flexível? 

O procedimento é realizado com o ureteroscópio flexível, aparelho longo que permite navegação através de todo o trato urinário da criança. 

A cirurgia se inicia com a passagem do equipamento pela uretra, de onde ele atinge a bexiga e segue em direção ao ureter, até fazer a identificação do cálculo.

Aparelhos de raio-x auxiliam o cirurgião uropediatra durante todo o procedimento, com a introdução de cateteres, guias e sondas. Uma vez localizada, a pedra será fragmentada. A forma de energia utilizada neste caso é sempre o laser. Os fragmentos que são maiores podem então ser retirados com auxílio de pinças ou, então, de cestas especiais. 

agendarconsulta

Como é a recuperação da ureteroscopia flexível?

A recuperação da cirurgia não costuma ser complicada. Após a alta hospitalar, a criança deverá ingerir de forma regular todos os medicamentos prescritos em receita médica. Na maioria dos casos, os pais serão auxiliados a oferecer antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios ao filho que passou pelo procedimento. As complicações devido a ureteroscopia flexível são pouco frequentes. 

Cuidados com o pós-operatório 

Como em todo procedimento cirúrgico, será necessário tomar alguns cuidados no pós-operatório, mesmo que a ureteroscopia flexível seja minimamente invasiva. 

Em geral, é recomendado aos pais:

  • Não deixar que a criança faça grandes esforços físicos;
  • Promover uma alimentação saudável;
  •  Incentivar a ingestão de bastante líquido; 
  •  Seguir a prescrição médica; 

É necessário entrar em contato imediato com o uropediatra do seu filho, caso ele apresente uma das seguintes situações: dor forte que não apresenta melhora mesmo com o uso de analgésicos prescritos, incapacidade de urinar, febre no pós-operatório, sangramento na urina com presença de coágulos. 

Esta é, claro, uma orientação geral que serve como um “checklist” para os pais. No entanto, não substitui a orientação pessoalmente dada pelo profissional de uropediatria, que deve ser individualizada de acordo com características e do histórico da criança.

Conclusão 

A medicina está em constante avanço, e com a Urologia Pediátrica, não é diferente. O surgimento de novas tecnologias é muito importante para o diagnóstico e tratamento das doenças urológicas em crianças, desde as mais simples, até aquelas mais complexas. 

A evolução tecnológica nos garante um resultado “padrão ouro” para o tratamento de cálculo urinário infantil, devido ao seu elevado índice de sucesso na fragmentação dos mesmos e seu baixo índice de complicações.

Tirou todas as suas dúvidas? Considere marcar uma avaliação do seu filho conosco e garantir a sua saúde urológica. Agende sua consulta online com um uropediatra especializado em cálculo urinário infantil

Uropediatria

Agendar consulta