Skip to main content

Cintilografia Renal: Passo a passo do diagnóstico de estenose de JUP

cintilografia renal

Você sabe como o exame de cintilografia renal é feito? Saiba mais no artigo a seguir.

A cintilografia renal é um exame realizado para diagnosticar a estenose de JUP, uma condição em que o diâmetro do canal urinário é reduzido. Este é um exame não invasivo e seguro que pode ser realizado em qualquer idade.

Neste conteúdo será abordado o passo a passo da cintilografia renal, desde a preparação do paciente até a interpretação dos resultados.

cintilografia renal cta

O que é a estenose de JUP?

A estenose de JUP é uma condição em que há um estreitamento do canal da uretra, o tubo que drena a urina da bexiga para o exterior do corpo. A estenose de JUP pode ocorrer em qualquer ponto ao longo do canal da uretra, mas é mais comumente encontrada na porção distal, perto da saída da uretra.

Esta condição pode ser congênita (presente desde o nascimento) ou adquirida (desenvolvida após o nascimento). A estenose de JUP é uma condição relativamente rara, afetando cerca de 1 em 5.000 recém-nascidos. No entanto, a incidência é maior em meninos do que em meninas.

A causa exata da estenose de JUP não é conhecida, embora possa haver um componente hereditário envolvido. Alguns especialistas acreditam que a estenose de JUP pode ser causada por alterações no desenvolvimento normal do tecido uretral durante a gestação. Fatores ambientais também podem ter um papel no desenvolvimento da estenose de JUP.

A estenose de JUP pode causar diversos sintomas em crianças, incluindo:

  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Inchaço nas extremidades;
  • Cansaço constante;
  • Dor nas costas ou nas laterais do corpo;
  • Pressão alta;
  • Urina escura ou com sangue;
  • Infecções urinárias recorrentes.

Porque é importante fazer o diagnóstico de estenose de JUP?

O diagnóstico precoce da estenose de JUP é importante para que o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível. A cintilografia renal é um exame de imagem que pode ser utilizado para diagnosticar a estenose de JUP.

agendarconsulta

Como é realizada a cintilografia renal?

A cintilografia renal é um exame recomendado para diagnosticar estenose de JUP. O exame é realizado passo a passo, como segue:

  1. O paciente será posicionado na maca de cintilografia.
  2. Uma veia será cannulada, geralmente no braço, e um cateter será inserido nessa veia.
  3. Uma pequena quantidade de radiofármaco será injetada no cateter. O radiofármaco irá se concentrar nos rins e emitir uma radiação que poderá ser detectada pelo scanner de cintilografia.
  4. O paciente será então levado para o scanner de cintilografia, onde as imagens dos rins serão captadas.
  5. As imagens serão analisadas pelos médicos para diagnosticar estenose de JUP. Após o procedimento, o paciente pode retomar suas atividades normais imediatamente.

O resultado da cintilografia renal geralmente é entregue em até 48 horas pelo médico solicitante.

Quais os cuidados antes e após o exame de cintilografia renal?

A cintilografia renal é um exame muito seguro, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados antes e depois do procedimento.

Antes da cintilografia renal:

  • Informar o médico sobre alergia a qualquer medicamento, incluindo iodo. Alguns medicamentos podem ser necessários para minimizar a reação alérgica.
  •  Não beber água por 3 horas antes do exame. Isto irá ajudar a garantir que os rins estejam bem hidratados para uma boa imagem. No entanto, o paciente pode tomar medicamentos prescritos com um pouco de água.
  • O jejum não é necessário para este exame. No entanto, evite alimentos ricos em gordura antes do procedimento, pois isso pode causar distorções nas imagens. Após a cintilografia renal: -O paciente deve beber bastante água para eliminar o radiofármaco do organismo.

Quais os resultados da cintilografia renal?

Os resultados da cintilografia renal podem variar dependendo da doença que está sendo diagnosticada. No entanto, os médicos geralmente procuram pelas seguintes coisas:

  • Uma redução no fluxo sanguíneo para o rim: Isto é geralmente um sinal de uma estenose da artéria renal.
  • Uma redução no tamanho do rim: Isto pode ser um sinal de uma doença renal crônica, como a diabetes ou a hipertensão.
  • Uma alteração na forma do rim: Isto pode ser um sinal de uma doença renal, como a pielonefrite.

Os resultados da cintilografia renal podem mostrar se há estenose da JUP e quão severa ela é. Se o resultado da cintilografia mostrar que há estenose da JUP, o médico poderá pedir outros exames, como uma urografia excretora ou uma tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico.

Conclusão:

Se você acredita que seu filho possa estar sofrendo de estenose de JUP, marque uma consulta com o Dr. Bruno Cezarino e faça a cintilografia renal. Esse é o melhor caminho para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado para o seu filho.

Uropediatria

Agendar consulta