Skip to main content

Criança com dor ao urinar? Entenda o que pode ser

dor ao urinar

A  dor ao urinar é um sintoma que pode indicar diversas doenças. E, devido a essa variedade de patologias, o diagnóstico preciso vai depender principalmente de exames e observação clínica.

Seu filho pequeno vai ao banheiro e se queixa de dor enquanto faz xixi? A dor ao urinar, ao contrário do que muitos pais podem pensar, não é sinal apenas de infecção urinária. O desconforto pode ser sintoma de outras patologias. 

Alguns desses quadros clínicos, também podem apresentar outros sintomas, como inchaço do testículo, secreção peniana, coceira intensa, cheiro desagradável, aumento da sensibilidade, pele avermelhada na região do escroto e, até mesmo, febre. 

Continue a leitura e saiba quais são as principais doenças que provocam, além da dor ao urinar, os sintomas citados acima.

Quais as doenças provocam na criança dor ao urinar?

Conheça a seguir alguns quadros clínicos que causam dor ao urinar nas crianças. Vale lembrar que, caso seu filho pequeno apresente algum desses sintomas, não o medique por conta própria. Procure por um médico urologista pediátrico, especialista que pode fazer o diagnóstico mais preciso e oferecer ao seu filho o melhor tratamento. 

Orquite

A orquite, também conhecida como orqueíte, é a inflamação de um ou dos dois testículos, que pode ser provocada devido a uma pancada no local, doenças infecciosas, torção, dentre outras causas.

A orquite pode ser classificada em, Orquite Aguda, que é quando existe dor ao urinar, além de uma sensação de peso nos testículos. E Orquite Crônica, que é na maioria dos casos assintomática, apresentando sintomas apenas quando o testículo é manuseado.

Outros sintomas da orquite aguda são sudorese testicular, urina com sangue, febre e mal estar.

Como é feito o diagnóstico da orquite?

O diagnóstico da orquite pode ser feito através da observação clínica e exame clínico, onde o uropediatra fará um levantamento do histórico da saúde da criança e solicitará exames de sangue, urina e, também, ultrassonografia escrotal. O ultrassom, neste caso, facilita o diagnóstico ao descartar outras patologias, como a torção testicular, por exemplo. 

Qual o tratamento da orquite?

Existem casos onde a orquite regride de forma natural e espontânea. Porém, o processo para que as alterações dos testículos desapareçam por completo, é bastante lento.

O tratamento da orquite consiste principalmente em aliviar os sintomas, como a dor ao urinar, além de fazer a correção do agente etiológico responsável pela inflamação e inchaço dos testículos.

O tratamento para orquite envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios, e ou, analgésicos, além de repouso. Para minimizar o inchaço e a dor na região, o médico urologista pediátrico poderá indicar também a aplicação de compressas geladas. 

O sucesso do tratamento da orquite na criança vai depender, sobretudo, do início precoce do tratamento e da identificação da causa que provocou a inflamação.

Balanopostite

A balanopostite é uma inflamação que acomete o prepúcio e a glande da criança, e as causas associadas podem ser bacterianas, virais e fúngicas.

A balanopostite é comum em meninos que apresentam prepúcio edemaciado, ou fimose que não permite a exposição da glande e é provocada, principalmente, pela higiene inadequada do pênis.

Os primeiros sintomas geralmente observados são coceira no pênis, sensibilidade ao tato, inchaço na região peniana, além da dor ao urinar. 

Como é feito o diagnóstico da balanopostite?

O diagnóstico é feito através do exame clínico realizado pelo uropediatra. O profissional também vai avaliar os sintomas apresentados como a dor ao urinar, bem como, avaliar o histórico clínico e o estilo de vida da criança. 

Para confirmar o diagnóstico de balanopostite, muitas vezes, o uropediatra pode solicitar exames de sangue e de urina, além do exame microbiológico. 

Qual o tratamento da balanopostite?

O tratamento vai depender da causa da balanopostite e do microrganismo relacionado com a inflamação. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de antibióticos, antibacterianos, antifúngicos ou corticoides. 

Durante o tratamento, também é importante que a criança mantenha a região genital sempre limpa, seca e a higienização deve ser realizada, preferencialmente, com sabonetes neutros.

Em caso do desenvolvimento de fimose, onde existe infecção recorrente e não há sucesso com o tratamento conservador, pode ser necessário a realização de um procedimento cirúrgico para remoção da pele em excesso no pênis. 

balanite

Balanite 

A balanite é a inflamação da cabeça do pênis e é mais frequente em crianças sem circuncisão, já que nesses casos é mais fácil acumular umidade, secreções e bactérias debaixo do prepúcio.

Ao surgir os primeiros sintomas da balanite, como a dor ao urinar, é necessário que a criança passe por uma consulta com o médico urologista pediátrico, para iniciar o tratamento adequado e acabar com o desconforto.

Além da dor ao urinar, outros sintomas frequentes da balanite são a coceira intensa, aumento da sensibilidade, cheiro desagradável e também um discreto inchaço da cabeça do pênis da criança.

Como é feito o diagnóstico da balanite? 

A balanite pode ser diagnosticada através do exame clínico. Durante a consulta, o uropediatra irá observar a vermelhidão e a inflamação da glande. O profissional também poderá solicitar alguns testes de diagnóstico para confirmação.

Qual o tratamento da balanite?

Muitas vezes, o tratamento da balanite consiste apenas em ter práticas adequadas de higiene na região peniana e com o uso de cuecas de algodão, que permitem que a pele respire. 

Contudo, se caso não houver melhora nos sintomas, o uropediatra deve iniciar um tratamento mais específico e de acordo com a causa da balanite. 

Os medicamentos antifúngicos ou antibióticos podem ser indicados, bem como a cirurgia circuncisão, caso a criança seja diagnosticada com fimose.

agendarconsulta

Conclusão 

Como foi apresentado no texto, a dor ao urinar além de trazer um grande desconforto e prejudicar diretamente a qualidade de vida de uma criança, também pode ser um dos sintomas de diferentes quadros clínicos. 

Portanto, para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais eficaz, a criança deve passar por uma consulta com um médico urologista pediátrico. Agende aqui a sua consulta on-line

Uropediatria

Agendar consulta