Estenose de Jup em Bebê é sempre cirúrgica?
Embora a estenose de jup em bebês seja uma condição benigna, em alguns casos é indicada a cirurgia. É importante consultar um uropediatra para avaliar cada caso.
A cirurgia de estenose de jup se chama pieloplastia e tem como objetivo a retirada da área estreitada e reconstrução da JUP para permitir que o bebê tenha seu fluxo urinário restabelecido. Em nossa clínica de uropediatria algumas mães costumam nos perguntar se o tratamento da estenose de jup é sempre cirúrgica.
A estenose de jup em bebês é sempre cirúrgica?
Não há uma resposta simples para essa pergunta. A estenose de jup pode ser tratada de diversas maneiras e a escolha do tratamento ideal depende de vários fatores, incluindo a idade do bebê, a gravidade da condição e outras condições médicas que o bebê pode ter.
A estenose de jup geralmente não causa sintomas em bebês, mas à medida que o bebê cresce, a condição pode causar dor nas articulações, limitação do movimento e até mesmo deformidades nas extremidades inferiores. Se não for tratada, a estenose de jup pode levar à osteoartrite precoce e à incapacidade de realizar atividades físicas normais na vida adulta.
O que é estenose de Jup em bebê?
A estenose de jup é uma condição em que o trato urinário infantil é obstruído devido a um estreitamento ou ducto, canal ou passagem da junção entre a pelve renal e o ureter da criança.
Trata-se de uma condição grave que requer tratamento imediato. A cirurgia geralmente é um tratamento eficaz para a estenose de jup em bebês.
Sintomas da estenose de Jup infantil
Os sintomas da estenose de Jup infantil podem variar, dependendo da gravidade da condição. Alguns bebês apresentam sintomas leves que desaparecem sem tratamento, enquanto outros podem desenvolver complicações mais graves.
Os sintomas mais comuns da estenose de Jup infantil incluem:
- Choro excessivo ou irritabilidade
- Dificuldade para dormir ou mamar
- Recusar-se a comer ou perder o apetite
- Vômitos e Diarreia
- Sangue na Urina Cólicas abdominais
- Infecção urinária e renal
- Cálculos renais
Diagnóstico da estenose de Jup em bebês
Os casos de estenose de JUP são diagnosticados ainda na fase fetal, por ultrassonografia intrauterina. O especialista avaliará o quadro através de exames laboratoriais e de imagem.
Uma vez que se tenha certeza da existência de uma estenose, o tratamento pode ser iniciado precocemente, mesmo na gestação.Esse procedimento visa diminuir as chances de complicações decorrentes do problema no futuro. O objetivo do tratamento é reduzir a estenose e garantir um bom prognóstico para o bebê. Os pais podem ficar tranquilos, pois os cuidados são realizados por equipes altamente qualificadas e experientes.
A ultrassonografia é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras para produzir imagens dos órgãos internos. É o primeiro exame solicitado na avaliação de casos de estenose de JUP, embora não demonstre com precisão o local do estreitamento.
Os exames laboratoriais complementam a avaliação do quadro, permitindo a identificação de outras alterações que possam estar associadas à estenose. O diagnóstico da estenose de JUP pode ser feito precocemente, por meio da ultrassonografia intrauterina, e o tratamento adequado minimizará os riscos para a saúde do bebê.
Consequências da não cirurgia em bebês com estenose de Jup
A estenose de JUP é uma patologia que afeta a uretra do bebê e se não for tratada pode causar complicações graves. Entre os problemas que podem surgir encontramos cálculos renais, infecções urinárias recorrentes e até falência renal.
É importante que a estenose de JUP seja diagnosticada precocemente e tratada adequadamente para evitar esses problemas. Se detectada a tempo, o bebê com estenose de JUP pode ser facilmente tratado com cirurgia ou terapia medicamentosa. No entanto, se deixada sem tratamento por muito tempo, os problemas podem ser irreversíveis. Por isso, é importante consultar um especialista em uropediatria caso sejam identificados sintomas da doença.
Tipos de cirurgia para tratar a estenose de Jup em bebês
A pieloplastia é um procedimento cirúrgico realizado para o tratamento da estenose de JUP. Consiste na retirada da área estreitada e reconstrução da JUP para restabelecer o fluxo urinário do bebê. Essa cirurgia pode ser realizada de formas distintas:
- Pieloplastia Aberta
- Pieloplastia Endoscópica
- Pieloplastia por Videolaparoscopia
Conclusão
A cirurgia de estenose de jup é sempre cirúrgica? Não. Em boa parte dos casos a cirurgia é indicada, mas também existem alguns casos em que o tratamento conservador é uma boa opção. O importante é procurar um urologista especializado para que ele possa avaliar o caso e indicar a melhor solução.
A cirurgia de estenose de jup em bebê é indicada quando a estreitamento impede o fluxo urinário, ocasionando dor, infecção e outros problemas.
Na maioria dos casos, a cirurgia é a única solução para o problema. Se você tem dúvidas sobre este assunto, agende uma consulta conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas!