Skip to main content

Hérnia Inguinal Infantil: O que é? Quais cuidados devo tomar?

hernia inguinal

A hérnia inguinal pode ser observada em crianças e bebês, caso seu filho apresente sintomas, agende uma consulta com o uropediatra.

A hérnia inguinal é uma doença que pode acometer tanto crianças quanto adultos, costuma ter uma predominância maior no sexo masculino e muitas vezes pode causar extremo desconforto em seus portadores.

É mais comumente observada em crianças devido a maior fragilidade da musculatura abdominal, e pode ter diferentes tipos e causas associadas. Por ser uma doença que se manifesta muitas vezes sem a presença de sintomas, a atenção dos pais ao diagnóstico é importante. Entenda a seguir como a hérnia inguinal pode se manifestar na faixa etária infantil.

sintomas de hernia inguinal cta

O que é Hérnia Inguinal?

A hérnia inguinal é uma condição que pode acometer crianças em diferentes faixas etárias. É uma doença que se caracteriza através do aparecimento de uma protuberância volumosa decorrente da projeção intestinal, presente na região da virilha ou escroto, podendo ser observada mais raramente na região do umbigo em quadros de bebês recém nascidos.

A causa desta condição costuma estar associada ao mal desenvolvimento da região inguinal e/ou defeito da musculatura local, podendo ser observada de forma congênita ou ao longo da vida, e a partir disso ocorre a formação da hérnia associada à parte do intestino.

A hérnia inguinal pode ser classificada em três tipos de acordo com seu desenvolvimento:

  • Hérnia Inguinal Indireta: ocorre a passagem de parte do intestino para a estrutura do saco escrotal ou virilha decorrente de uma má formação congênita; ou seja, desenvolvido durante a vida intrauterina do feto. É mais observado em recém nascidos.
  • Hérnia Inguinal Direta: formada decorrente do enfraquecimento da parede abdominal por conta de grande esforço físico.
  • Hérnia Encarcerada: parte do intestino fica presa na região da virilha sem que possa ser empurrado novamente ao abdome, nesses casos a principal indicação é o procedimento cirúrgico.

Quais os sintomas de hérnia inguinal em crianças e bebês?

O diagnóstico de hérnia inguinal costuma ser feito através da realização de exames de imagem como ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC) para visualização mais detalhada da estrutura de tumoração a ser investigada, e/ou avaliação física por um médico especializado.

Porém é importante ficar atento a alguns sinais de hérnia inguinal que a criança possa apresentar, dentre eles podemos citar:

  • Presença de saliência (inchaço) na região inguinal ou proximidades;
  • Dor no local afetado;
  • Desconforto para tossir, evacuar ou realizar esforço físico;
  • Podem ser notados náuseas e vômitos em casos isolados.

agendarconsulta

Em casos mais graves a hérnia pode se mostrar firme, inchada e com aspecto avermelhado, podendo correr o risco de obstrução da passagem do sangue no local e consequentemente podendo desenvolver morte do tecido (gangrena) após algumas horas.

Em casos de bebês recém nascidos o cuidado e observação devem ser dobrados, pois em grande parte dos quadros o mesmo não apresenta saliência facilmente visível.

Hérnia Inguinal: Quais as alternativas de tratamento?

Na maioria dos casos de hérnia inguinal infantil, é realizado o procedimento para empurrar o intestino de volta ao interior da musculatura abdominal, para que tanto a tumoração quanto os sintomas sejam reduzidos.

Em casos mais graves onde é observado o encarceramento de parte do intestino sem que haja regressão, a única alternativa e mais eficaz é a realização de um procedimento cirúrgico de correção, conhecida como hernioplastia inguinal. Dependendo do caso, outra opção cirúrgica é a realização de uma herniorrafia inguinal.

A cirurgia costuma durar em média 2 horas e pode ser realizada através de incisão na região da hérnia ou de forma menos invasiva com pequenos cortes realizados por modalidade de laparoscopia, o procedimento é realizado com o auxílio de anestesia raquidiana.

Hérnia Inguinal Infantil: Quais cuidados devo tomar?

Os procedimentos de hernioplastia e herniorrafia inguinal costumam ser realizados de forma segura e simples em bebês e crianças. Sua recuperação costuma ser rápida, necessitando de em média 2 dias de internação e observação médica, precisando que haja alguns cuidados pós operatórios como:

  • Evitar esforço físico ou ficar muito tempo sentado;
  • Evitar dobrar a região até a finalização do processo de cicatrização da cirurgia;
  • Evitar dormir de bruços;
  • Manter uma dieta balanceada para que não ocorra a obstrução intestinal que possa causar dores durante a evacuação.

Conclusão:

Vimos que apesar de relativamente comum em crianças, a hérnia inguinal pode trazer dor e desconforto aos pacientes, muitas vezes sendo necessária a realização de cirurgia devido a não regressão desta condição.

É importante que os pais fiquem atentos aos sinais e sintomas que possam ser manifestados pelas crianças, devido a manifestação muitas vezes silenciosa desta doença requer uma maior atenção.

Caso você note alguma anormalidade ou saliência na região da virilha ou sintomas associados, a procura de um médico especializado é indispensável, pois podem indicar a presença de hérnia inguinal.

Marque uma consulta com o uropediatra Dr. Bruno Cezarino para examinar seu filho e tirar suas dúvidas.

Uropediatria

Agendar consulta