Skip to main content

O que causa hidrocele em bebês? 10 Passos para diagnosticar e tratar

hidrocele

O hidrocele é um quadro clínico relativamente frequente em bebês e ocorre quando há acúmulo de líquido dentro do escroto, envolvendo o testículo. Continue a leitura e saiba como diagnosticar, e tratar, a hidrocele em bebês. 

O saquinho do seu bebê está mais inchado do que o normal? Pode ser hidrocele. Esse quadro clínico ocorre quando existe o acúmulo de líquido no saco escrotal, envolvendo o testículo. 

Apesar de parecer preocupante, é natural que a hidrocele deixe o saco do seu bebê um pouco inchado, ou um dos testículos maior que o outro. Geralmente esse aumento de volume não provoca dor, mas não é tão incomum de acontecer. 

Portanto, se o seu bebê apresentar sintomas como inchaço na região escrotal, com alterações de cor na pele ou apresentar dor, procure por um médico urologista pediátrico. 

Como é feito o diagnóstico da hidrocele? 

O médico urologista pediátrico irá examinar a região íntima do bebê, avaliar se ele possui dor ou caroços, ou qualquer outra alteração na região, que podem indicar se tem chance de ser alguma outra patologia. 

Também é necessário fazer ultrassom da bolsa escrotal. Essa é a forma mais eficiente de garantir o melhor diagnóstico e descobrir se realmente é hidrocele. 

O uropediatra também irá avaliar se há necessidade de cirurgia, com um exame físico no consultório.

agendarconsulta

O que causa a hidrocele? 

O hidrocele no bebê acontece porque durante o desenvolvimento fetal, os testículos ficam situados no abdômen e conforme o feto vai se desenvolvendo, os testículos migram da cavidade abdominal para o saco escrotal.   

Na maioria dos casos, o trajeto percorrido pelo testículo fecha com o passar do tempo. No entanto, algumas vezes, o canal não se fecha e o líquido proveniente da cavidade abdominal escoa para o saco escrotal. Formando assim, o que chamamos de hidrocele, quadro clínico que em alguns casos pode precisar de tratamento cirúrgico.

Quais são os tipos de hidrocele? 

Existem dois tipos principais de hidrocele que são diferenciados, pela maneira de como o fluido se acumula no escroto. 

Hidrocele comunicante

Ocorre quando o trajeto não fecha espontaneamente após a migração dos testículos, permitindo que o fluido proveniente do abdômen entre dentro do escroto. É natural que neste tipo de hidrocele, o testículo mude de tamanho durante o dia.  

Hidrocele não comunicante

O hidrocele não comunicante acontece quando após a migração do testículo e correto fechamento do canal, o organismo por algum motivo é incapaz de absorver o fluido extra que permanece na área escrotal. O testículo, neste caso, permanece do mesmo tamanho. 

10 Passos para diagnosticar e tratar seu bebê com hidrocele

Siga os passo a seguir, caso você suspeite que seu bebê possa ter hidrocele:

Passo 1 - Examine os testículos do seu bebê por, pelo menos, duas vezes ao dia. Pode ser durante o banho ou na troca de fraldas, por exemplo. 

Passo 2 - Observe se o seu bebê tem inchaço de um, ou de ambos os testículos. O primeiro indício da hidrocele é o volume aumentado da bolsa escrotal. 

Passo 3 - Ao longo do dia, observe também se o tamanho da bolsa testicular do seu bebê aumenta. Em caso de hidrocele comunicante, o testículo costuma diminuir a noite quando o bebê está deitado, e aumentar quando ele está ativo.

Passo 4 - Note se ele parece sentir desconforto na área peniana, ao ser apalpado. Na grande maioria das vezes, a hidrocele é indolor, mas a dor está correlacionada ao tamanho adquirido pela bolsa e, quanto maior ela ficar, maior a chance do bebê sentir algum incômodo.

Passo 5 - Atente-se se existem alterações na textura ou cor do saco escrotal. 

Passo 6 - Ao perceber um desses sinais, é extremamente importante procurar aconselhamento de um médico uropediatra.

Passo 7 - O médico urologista pediátrico, utilizará o ultrassom, uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para visualizar melhor a situação dentro da bolsa escrotal e garantir ao seu bebê, o melhor diagnóstico e tratamento. 

Passo 8 - A maneira mais comum e eficaz de combater uma hidrocele sintomática e persistente é através da remoção dela, com o procedimento cirúrgico. 

Passo 9 - O procedimento cirúrgico no tratamento da hidrocele é pouco invasivo e não vai ser necessário que o bebê fique internado. 

Passo 10 - Tenha paciência com o seu filho durante a recuperação. A recuperação de uma cirurgia de hidrocele é relativamente rápida na maior parte das vezes, mas para isso, ele deve permanecer deitado no sofá ou cama por cerca de 48 horas no pós-cirúrgico, sem fazer movimentos bruscos.

balanite

Quando é necessária a cirurgia de hidrocele em bebês?

Em muitos casos, a hidrocele em bebês não requer nenhum tipo de tratamento específico, já que muitas vezes ela desaparece de forma espontânea, por volta do primeiro ano de vida da criança. 

No entanto, se a hidrocele não desaparecer durante esse período é estiver causando aumento e desconforto na área peniana, vai ser necessário a correção cirúrgica para a remoção da hidrocele do escroto. 

Como é feita a cirurgia? 

A cirurgia para o tratamento da hidrocele tem como objetivo, esvaziar a bolsa escrotal e fechar o conduto peritônio. E, para a segurança da criança, a cirurgia é realizada com anestesia geral. 

A cirurgia é minimamente invasiva, o acesso é feito na região inferior do abdômen, com uma incisão de apenas 2 centímetros. Na pele, os pontos vão ser dados com fios absorvíveis e a cicatriz é muito discreta.

Este tipo de procedimento cirúrgico é relativamente simples e, por isso, a recuperação costuma ser rápida, sendo muito provável que a criança volte para casa algumas horas depois da cirurgia, assim que o efeito da anestesia desaparecer completamente. Costumam passar a noite no hospital, somente pacientes prematuros ou com doenças associadas.

Conclusão 

A causa mais frequente para o aumento de volume da bolsa escrotal em bebês é a hidrocele. Essa condição se deve ao acúmulo de líquido dentro da bolsa testicular.

Nos bebês, se a hidrocele permanecer, o tratamento mais adequado é o cirúrgico.

O procedimento cirúrgico dura poucos minutos e a criança recebe alta sem dor, e sem necessidade de pernoitar no hospital.

Somente o uropediatra poderá dar o diagnóstico e avaliar se o bebê tem ou não, a necessidade de passar por uma cirurgia.

Deseja agendar uma consulta para o seu bebê? Agende aqui sua consulta com um urologista pediátrico para avaliação e tire todas suas dúvidas sobre a hidrocele.

Uropediatria

Agendar consulta