Skip to main content

Hidrocelectomia: Como é feita a cirurgia e cuidados pré-operatórios

hidrocelectomia

A hidrocelectomia é a cirurgia para tratar a hidrocele. No procedimento cirúrgico, o líquido excessivo que fica presente nos testículos da criança é removido. Continue a leitura para saber detalhes da cirurgia e os cuidados necessários no pré-operatório.

A hidrocele testicular é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de fluidos na membrana que reveste os testículos, deixando ambos os testículos inchados ou um maior que o outro.

Quando a hidrocele afeta os dois testículos ao mesmo tempo, ela recebe o nome de hidrocele bilateral. Quando ela atinge apenas um dos testículos, ela é nomeada de hidrocele unilateral.

Essa condição pode interferir na qualidade de vida da criança de diferentes modos, ou até mesmo no desenvolvimento de seus órgãos sexuais. E, se isso acontecer, pode ser realizada a hidrocelectomia para o tratamento da hidrocele testicular.

No procedimento cirúrgico, o acúmulo de líquido que fica presente nos testículos do menino é eliminado, com o auxílio de um aparelho que aspira o líquido em excesso.

prepúcio inflamado cta

Quais os tipos de hidrocele?

Existem dois tipos de hidrocele que podem afetar os meninos, que são:

Hidrocele não comunicante

Esse tipo de hidrocele tem uma incidência menor de casos e ela pode ser provocada por traumas leves no escroto, torção testicular ou epididimite. Na maioria das vezes, crianças com hidrocele não comunicante, não precisam passar pela hidrocelectomia.

Hidrocele comunicante

Na hidrocele comunicante existe comunicação da cavidade abdominal e a bolsa testicular. É muito frequente os pais relatarem que o saco da criança é vazio ao acordar e, ao longo do dia, ele vai inchando, na medida em que a criança faz algum esforço físico, como ficar de pé e caminhar. Uma das opções de tratamento para esse tipo de hidrocele testicular, é a hidrocelectomia.

Quais os sintomas mais comuns da hidrocele?

Na maioria dos casos, a hidrocele é uma doença silenciosa e o único sintomas que ela provoca na criança é o inchaço no testículo. Esse inchaço é, na maioria das vezes, indolor.

Como o inchaço também pode ser sinal de doenças mais graves, é sempre recomendado consultar uropediatra para o diagnóstico.

Outro sintoma que a hidrocele pode provocar na criança é a sensação de peso no testículo.

Como é feito o diagnóstico da hidrocele?

O diagnóstico da hidrocele é realizado pelo médico uropediatra, após a identificação dos sintomas. Este profissional, durante a consulta, irá examinar a criança e avaliar se existe presença de aumento de volume na região inguinal ou do escroto.

O ultrassom da bolsa escrotal que é, atualmente, a forma mais fiel de descobrir se realmente é hidrocele, também deve ser solicitado pelo médico uropediatra, para assim ter um diagnóstico mais claro.

agendarconsulta

A hidrocelectomia como tratamento da hidrocele

A cirurgia para hidrocele é indicada principalmente quando a hidrocele é persistente ou quando ela se desenvolve depois do primeiro ano de vida do garoto.

A hidrocelectomia também é indicada quando o aumento e acúmulo de líquido, compromete a irrigação de sangue para o testículo, causando um grande desconforto e perda na qualidade de vida da criança.

O procedimento cirúrgico consiste no esvaziamento da bolsa escrotal e no fechamento do conduto peritônio vaginal. E, após a hidrocelectomia, a doença não se manifesta novamente.

Cuidados pré-operatórios da hidrocelectomia

Como em qualquer outro procedimento cirúrgico, alguns cuidados pré-operatórios são necessários para a realização da hidrocelectomia.Dentre eles:

  • Os pais devem ficar atentos às refeições da criança, um dia antes da cirurgia. Deve-se evitar refeições pesadas.
  • Para o dia da cirurgia, é de extrema importância seguir o jejum absoluto de 8 horas, para o bom andamento da anestesia e cirurgia.
  • No dia da cirurgia de hidrocelectomia, não esqueça os documentos necessários, carteirinha de convênio e acompanhante para quando a criança acordar. Também deve-se chegar com antecedência, para realizar todas as burocracias do procedimento cirúrgico.
  • Outras recomendações vão surgir, conforme a situação da criança.

Como é feita a hidrocelectomia?

Através de uma câmera introduzida no umbigo da criança, é possível localizar o orifício de comunicação entre o abdome e o escroto.

Posteriormente, é introduzido uma agulha pela região inguinal e através de um fio não absorvível, é possível ocluir o canal de comunicação, sem a necessidade de cortes e evitando dor no pós-operatório.

Depois, é introduzida uma agulha especial que circunda o canal de comunicação, o fechando imediatamente com um fio não absorvível, interrompendo a comunicação.

O procedimento total dura poucos minutos e, a criança, recebe alta sem dor e sem necessidade de pernoitar no hospital.

Quanto tempo de repouso após a cirurgia de hidrocelectomia?

O tempo de recuperação varia, de criança para criança, mas em geral pode durar de 7 a 30 dias.

O procedimento cirúrgico, por ser pouco invasivo, possibilita uma recuperação mais precoce.

O mais importante é ir à consulta de retorno com o uropediatra, para reavaliação depois da cirurgia. Dessa forma é possível decidir o tempo ideal para o repouso da criança.

Conclusão

A hidrocele, muitas vezes, desaparece sem tratamento. No entanto, quando isso não acontece de forma espontânea, a condição deverá ser tratada cirurgicamente, evitando desconforto e o risco de complicações.

A hidrocelectomia, que é a cirurgia de hidrocele, consiste na retirada do líquido excessivo presente no testículo. Geralmente a criança recebe alta no mesmo dia, após a recuperação do procedimento.

Agende aqui uma consulta com um uropediatra especialista em hidrocelectomia, que possui grande experiência na área clínica e cirúrgica, e que trabalha de forma inovadora, ao não fazer cortes invasivos, para tratamento de doenças muito comuns em crianças!

Uropediatria

Agendar consulta