Orquite: Por que os testículos do meu filho estão inchados?
Orquite é uma inflamação aguda ou crônica que pode atingir um, ou os dois testículos. A criança diagnosticada com orquite pode apresentar febre, dor e inchaço na região do pênis. Dentre outros sintomas.
Orquite
A orquite, também conhecida como orqueíte, é uma inflamação aguda ou crônica e que pode atingir um ou os dois testículos, de garotos de qualquer idade.
A orquite pode ser provocada por diferentes fatores, dentre eles, traumas, infecções e torções no testículo. Em algumas situações, a orquite é uma patologia de causa idiopática. Nesses casos, o motivo do desenvolvimento da orquite ainda não foi totalmente esclarecido.
Não ter se vacinado contra a caxumba, ou ser uma criança portadora de anormalidades congênitas e infecções recorrentes no trato urinário, são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da orquite. O vírus mais comum causador da doença é o da caxumba.
A orquiepididimite é uma variação da doença que além de afetar os testículos dos garotos, pode afetar também o epidídimo. Por isso, ao surgir os sintomas que possam indicar uma orquiepididimite, ou orquite, como inchaço, dor e vermelhidão nos testículos, deve-se consultar o médico uropediatra.
Profissional que vai avaliar os sintomas, identificar a causa e dar início ao tratamento mais adequado.
Quais os sintomas da orquite?
Dentre os principais sinais e sintomas da orquite aguda, se destacam:
- Inchaço nos testículos;
- Dor nos testículos;
- Urina com sangue;
- Sensação de peso na região peniana;
- Febre;
- Suor nos testículos;
- Mal-estar;
- Desconforto ao manusear os testículos.
A orquite crônica pode ser assintomática, ou apenas apresentar um discreto desconforto no escroto do garoto. Já na orquite aguda, a intensidade dos sintomas vai depender da gravidade da condição.
Quando a orquite está associada a caxumba, os sintomas podem surgir por volta de sete dias, após o inchaço do rosto.
Contudo é importante ressaltar que quando a orquite é diagnosticada de forma precoce, o tratamento será mais efetivo. Portanto, ao notar no seu filho os sintomas descritos acima, é necessário levá-lo para uma consulta com um médico uropediatra, para que sejam realizados os exames necessários.
Quais os tipos de orquite?
Conforme a evolução e permanência dos sintomas, a orquite pode ser classificada como crônica ou aguda.
Orquite aguda: É quando os sintomas como peso nos testículos, além de dor e o inchaço, se apresentam.
Orquite crônica: É na maioria das vezes assintomática, podendo apresentar apenas um pequeno desconforto nos testículos, quando eles são manuseados. Essa ausência de sintomas, muitas vezes, acaba atrasando o início do tratamento da orquite. O que é um grande inconveniente para o prognóstico favorável da condição.
Quanto tempo dura a orquite?
A orquite pode durar algumas semanas ou até poucos dias. O tempo de duração da orquite é bastante variável e vai depender de alguns fatores, como, a causa da inflamação e a resposta individual de cada garoto.
Quanto tempo demora para desinchar os testículos?
O tempo para os testículos desincharem também é variável, de garoto para garoto. Mas, de um modo geral, o inchaço pode demorar até 30 dias para ser solucionado. Por isso, o médico uropediatra poderá indicar a aplicação de compressas geladas na região peniana, para diminuir o inchaço.
Como é feito o diagnóstico da orquite?
O diagnóstico da orquite vai depender do histórico de saúde da criança e da observação clínica feita pelo uropediatra. Também poderão ser realizados alguns exames, dentre eles, exame comum de urina e o exame de sangue, por exemplo.
O ultrassom, a fim de facilitar o diagnóstico e descartar outras possíveis patologias, como a torção testicular, também pode ser feito.
Qual o tratamento da orquite?
Medidas para o tratamento da orquite incluem repouso com compressas geladas na região peniana, para minimizar a dor e o inchaço, e o uso de medicamentos anti-inflamatórios. Dependendo da causa da inflamação, o médico uropediatra poderá recomendar também o uso de antibióticos.
A orquiectomia, que é um procedimento cirúrgico, onde é removido um ou ambos os testículos, fica reservada para situações extremas da doença. A identificação da causa que provocou a inflamação dos testículos, aliado ao início de um tratamento precoce, vão garantir o sucesso no tratamento da orquite.
Conclusão
A orquite é um quadro inflamatório que atinge os testículos, e que pode desenvolver-se na forma aguda ou crônica.
As causas da doença são muitas e a orquite requer tratamento com o médico uropediatra. Uma vez que pode causar dor, inchaço e desconforto, ao garoto diagnosticado com a condição.
Para avaliar se os sintomas são decorrentes da orquite, o uropediatra vai realizar um exame físico e também solicitar alguns exames complementares para o diagnóstico, como o de urina, sangue e ultrassom.
Você ainda está com dúvidas sobre a doença? O inchaço nos testículos do seu filho tem causado preocupação? Agende aqui uma consulta com um médico especialista em orquite, para avaliação clínica e melhor tratamento, caso seja necessário.