Skip to main content

Urologia Pediátrica: Qual sua importância no diagnóstico das crianças com Balanite?

urologia pediatrica

Na infância, as consultas regulares são essenciais para os cuidados com a saúde. A urologia pediátrica é a especialidade médica que melhor auxilia no tratamento de doenças inflamatórias que afetam o pênis, como a balanite.

As consultas regulares e preventivas ao uropediatra são essenciais, já que permite que o especialista faça o acompanhamento da saúde da criança.

O médico uropediatra é o profissional que melhor auxilia os pais na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças inflamatórias que afetam o pênis, como a balanite, que é muito comum na infância.

A criança ao apresentar sintomas e ser diagnosticada com a inflamação, vai ser acompanhada pelo médico uropediatra e iniciar um tratamento mais específico.

No final do tratamento, a urologia pediátrica vai atuar também na forma de prevenção da balanite, para evitar que a criança seja diagnosticada novamente com a doença.

O que é urologia pediátrica?

Os pais, quando pensam em médico para as crianças, geralmente lembram da figura do pediatra.

Contudo, existem também outras especialidades na área da saúde, que tratam de doenças e complicações específicas, como é o caso da urologia pediátrica.

A urologia pediátrica é uma especialidade médica e cirúrgica, que cuida do sistema urinário e genital de bebês, crianças e adolescentes.

A urologia pediátrica também pode tratar de inflamações, como a balanite.

O que é a balanite?

A balanite é uma inflamação desconfortável que afeta a glande, ou cabeça do pênis. Sua causa pode ser devido a um trauma, alergia ou má higiene.

É comum que a balanite também esteja associada à fimose, uma condição frequente em que o prepúcio do pênis é muito apertado, acumulando sujeira e umidade.

Dentre os principais sinais da balanite estão a coceira intensa, o cheiro desagradável, vermelhidão, calor e dor na região do pênis.

É fundamental que a visita ao médico uropediatra ocorra antes do aparecimento dos sintomas citados, como forma de realizar o diagnóstico precoce.

balanite

Qual a importância da urologia pediátrica no diagnóstico da balanite?

Para manter a saúde urológica da criança em dia é necessário estabelecer uma rotina com hábitos saudáveis, como praticar uma boa higienização e estar sempre em contato com o uropediatra.

Esse contato constante é necessário, porque existe uma grande variedade de doenças urológicas que podem acometer crianças. Entre os meninos, uma das mais comuns é a balanite.

O diagnóstico da balanite, de uma forma geral, requer exame físico de um uropediatra, que vai observar se existe a presença de vermelhidão e inflamação da glande.

Posteriormente, o profissional também solicitará exames, dentre eles, o exame de urina, sangue e da glande. O último normalmente é feito com um cotonete.

Graças ao avanço da medicina, a urologia pediátrica surge como uma especialidade que permite que bebês, crianças e adolescentes, tenham a assistência necessária do urologista para evitar que a balanite se agrave.

Qual a importância da urologia pediátrica no tratamento da balanite?

A urologia pediátrica é a especialidade médica capaz de diagnosticar e, posteriormente, tratar a balanite.

Isso porque o tratamento da balanite é feito de forma individual pelo uropediatra. E, vai depender sobretudo, da gravidade, causa e sintomas de cada criança. O uso de antibióticos e antifúngicos, junto a higienização adequada, são frequentemente recomendados.

Se os sintomas permanecerem, o uropediatra vai avaliar se a criança tem alguma alergia, que pode estar sendo provocada pelo uso de algum produto de higiene ou sabonete, por exemplo. Em casos assim, é necessário excluir a substância que provoca a alergia na criança, para aliviar de vez os sintomas.

A cirurgia da fimose, que é a postectomia ou circuncisão, também pode ser recomendada pelo uropediatra, em casos onde a inflamação ocorre frequentemente.

agendarconsulta

Quando levar o meu filho ao médico urologista pediátrico?

Não existe uma idade certa para levar o seu filho a uma consulta com o uropediatra. É importante que todos os bebês, crianças e adolescentes passem por, pelo menos, uma consulta anual com este profissional para prevenção, diagnóstico e tratamento, de possíveis doenças.

No consultório do médico uropediatra, sintomas associados a balanite são frequentes, no entanto, para a confirmação do diagnóstico o exame clínico deve ser feito.

Se for confirmada a balanite, o tratamento com o uso de medicamentos poderá ser prescrito. Assim como a orientação de uma higiene mais adequada. A cirurgia, dependendo do caso clínico, também pode se tornar uma opção.

Conclusão

É possível buscar a orientação de um profissional da urologia pediátrica, para prevenção e tratamento de doenças comuns na infância, como a balanite.

Esse profissional é o médico uropediatra, especialista no tratamento dos problemas que envolvem o sistema urinário dos pequenos.

A consulta regular com um uropediatra é fundamental para os cuidados com a saúde na infância de maneira geral.

Percebeu a importância da urologia pediátrica? Agende agora uma consulta para orientação, diagnóstico e tratamento.

Uropediatria

Agendar consulta