Agende sua consulta (011) 3159- 1921 / (011) 3129-3416 / (011) 99180-3987

              

For up to £250 Bonus for sports, use our exclusive bet365 Bonus www.abonuscode.co.uk Claim your bonus and start betting at bet365 now.

Novembro Azul

Há cerca de 5 anos, graças à iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, (www.ladoaladopelavida.org.br) foi criada uma campanha de arrecadação de fundos e luta contra o Câncer de Próstata que dedica o mês de novembro à prevenção dessa doença além do foco na saúde do Homem. Atualmente vivem no Brasil cerca de 12 milhões de homens com mais de 50 anos e estima-se que dois milhões deles serão atingidos pelo câncer da próstata. A esta estatística amedrontadora se opõe um dado animador: apenas um em cada 6 homens atingidos pelo câncer morrerão da doença. Diante desses breves fatos uma pergunta vem à mente: vale a pena descobrir o câncer de próstata precocemente? Sabemos que quando diagnosticada em seus estágios iniciais as taxas de cura da doença chegam à 90%. Embora haja uma extensa discussão entre os especialistas acerca do rastreamento em nível populacional, já que alguns casos de câncer de próstata ditos mais indolentes poderiam ser apenas observados ao invés de tratados, é direito do paciente decidir sobre seu destino e saber precocemente sobre uma doença e, inclusive, participar da tomada de decisão terapêutica. Dessa forma, os pacientes que não apresentam fatores de risco (sem casos de câncer de próstata na família nem indivíduos de raça negra) devem procurar o Urologista a partir dos 50 anos para o exame sanguíneo de PSA (antígeno prostático específico) e serem submetidos ao toque retal . Pacientes com fatores de risco devem procurar seus Urologistas 5 anos antes, ou seja , aos 45 anos e assim anualmente para diagnóstico precoce da doença.

Sabendo do sucesso da campanha de prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, outra pergunta vem à mente: por que não estender esta campanha e estimular inclusive os jovens indivíduos do sexo masculino a procurarem o Urologista para avaliações periódicas de rotina? Fazendo um paralelo com os Ginecologistas, em que já se tem a cultura das jovens adolescentes A terem seus médicos para exames e retirada de dúvidas anuais, porque não embarcar no sucesso do novembro azul para estimular a juventude masculina a também terem seus médicos urologistas para uma visita de rotina?

Sim, o novembro azul é mais que apenas o câncer de próstata!