Agende sua consulta (011) 3159- 1921 / (011) 3129-3416 / (11) 98866-0495

              

For up to £250 Bonus for sports, use our exclusive bet365 Bonus www.abonuscode.co.uk Claim your bonus and start betting at bet365 now.

Blog

Megaureter Obstrutivo Primário

Megaureter Obstrutivo Primário

O megaureter obstrutivo primário, ou estenose de junção ureterovesical,é uma anormalidade caracterizada pela dilatação do ureter, particularmente de sua porção distal junto da bexiga.

Leia mais

Tratamento Inovador para correção de hérnia e Hidrocele na Infância

Tratamento Inovador para correção de hérnia e Hidrocele na Infância

A hidrocele é uma doença relativamente comum na infância, acometendo tanto pacientes do sexo masculino quanto feminino. Trata-se basicamente da persistencia de um canal de comunicação entre o abdome e a bolsa testicular, permitindo o acúmulo de certa quantidade de líquido ao redor do testículo.

Leia mais

As crianças podem ter Pedras nos Rins?

As crianças podem ter Pedras nos Rins?

As crianças e adolescentes também são afetadas pelos cálculos no rim, assim como os adultos. Neste post vamos falar sobre as linhas gerais de diagnóstico, investigação e tratamento dos cálculos renais na criança!

Leia mais

Vamos falar de Obesidade Infantil - Primeiro: Não Cause Danos!

Vamos falar de Obesidade Infantil - Primeiro: Não Cause Danos!

Convidamos a Doutora Denise Lellis (https://www.dradeniselellis.com.br/), Pediatra e nutróloga infantil pelo HCFMUSP para nos fornecer algumas informações muito importantes sobre Obesidade Infantil! 

Primeiro, não cause danos!

Leia mais

Tradução do CAMPBELL- Perguntas e Respostas!

Tradução do CAMPBELL- Perguntas e Respostas!

 

Em setembro de 2018 lideramos a tradução técnica do livro de Perguntas e Respostas Campbell - Walsh , livro referência para toda a Urologia Nacional. Estivemos presentes no Congresso Paulista de Urologia para Lançamento, em parceria com a Editora Elsevier.

Leia mais

Artigo publicado Sobre Micropênis

Tivemos o prazer de publicar junto ao grupo de Uropediatria do HCFMUSP artigo sobe micropenis 

foto micropenis

 

Leia mais

Laparoscopia estética em Uropediatria

Laparoscopia estética em Uropediatria

Vamos falar um pouco sobre acesso para cirurgias abdominais urológicas na pediatria, mais especificamente a diferenca entre cirurgia aberta, laparoscópica classica e cirurgia laparoscópica estética:

Leia mais

Atualizações Congresso Americano de Urolologia:  Varicocele ultrassonográfica operada tem melhora tão importante quanto varicocele clínica?

Atualizações Congresso Americano de Urolologia: Varicocele ultrassonográfica operada tem melhora tão importante quanto varicocele clínica?

Vamos começar a publicar algumas atualizações que trouxemos do congresso americano de Urologia:

Primeiro post:  A correção de varicocele microcirúrgica tem o mesmo potencial de benefício da correção da varicocele Clinica?

Leia mais

Anestesia na População pediátrica

Anestesia na População pediátrica

A anestesia na infância é sempre motivo de apreensão por parte dos pais e das próprias crianças. Por isso é bom falar sobre esse assunto para ajudar a esclarecer sobre esse procedimento.

Leia mais

A Segunda Opinião Médica

A Segunda Opinião Médica

A medicina avança num ritmo nunca visto antes. Diversas condutas e opiniões preenchem a conduta médica, e a busca pelo conhecimento não tem fim. 

Mesmo os mais experientes especialistas têm condutas diferentes para os casos, e os diagnósticos podem mudar rapidamente. Muitas vezes a doença tem um diagnóstico e uma conduta mais difícil, e a segunda opinião pode reforçar a segurança do tratamento médico. 

Leia mais

O Novembro Azul: Momento do Homem buscar o médico!

O Novembro Azul: Momento do Homem buscar o médico!

Aproveite o mês de Novembro para procurar seu médico Urologista para exames preventivos! Lembre-se que em todas as idades o acompanhamento médico é fundamental!

Leia mais

Congresso Iberoamericano de Urologia - Aula de tratamento laparoscópico de Litiase em Crianças

Congresso Iberoamericano de Urologia - Aula de tratamento laparoscópico de Litiase em Crianças

O tratamento de litíase infantil ( cálculos ou pedras nos rins ) na população pediátrica segue sendo um desafio para o Urologista. A laparoscopia, cirurgia minimamente invasiva, tem as vantagens de reduzir as cicatrizes, abreviar o periodo pós operatório, e aumentar as chances de retirada completa do cálculo. 

Leia mais

I Encontro Nacional de Médicos do Futuro -Sírio Libanês

I Encontro Nacional de Médicos do Futuro -Sírio Libanês

A medicina avança rapidamente e as tecnologias avançam numa velocidade impressionante. 

Está claro que o jeito de praticar a medicina do passado e do presente vai mudar radicalmente nos próximos 20 anos. Seja pela inclusão de novas tecnologias, seja pela mudança radical na relação médico - paciente, ou mesmo por meio de ferramentas que possam auxiliar o médico a fazer melhores diagnosticos e condutas ( vejam o exemplo do WATSON da IBM, clicando aqui) .

Leia mais

Fimose e Postectomia em Adolescentes e Adultos

Fimose e Postectomia em Adolescentes e Adultos

O prepúcio é a pele que recobre a cabeça do pênis(glande). A fimose ocorre quando essa pele impede a exposição da glande do pênis por conta de um anel fibroso que está presente no prepúcio.

A grande maioria dos meninos nascerá com uma aderência entre essa pele chamada prepúcio e glande do pênis. Essa é também a chamada “Fimose fisiológica”. Ela tende progressivamente a desaparecer ao longo do crescimento da criança, e deve ser acompanhada pelo médico, que é capaz de orientar sobre os cuidados básicos necessários para higiene local. Parece haver uma estabilização da melhora da aderência por volta dos três anos de idade. Leia mais sobre cirurgia de postectomia e fimose em crianças clicando aqui: Fimose e Postectomia em crianças.

Leia mais

Pênis Embutido ou Buried Penis

Pênis Embutido ou Buried Penis

Dentro das diversas patologias penianas congênitas que existem nos meninos ( que inclui fimose, hipospádia, pênis curvo congênito) uma patologia pouco falada mas muito presente é o PÊNIS EMBUTIDO .

Leia mais

Visita do Prof. Pramod Reddy No Hospital das Clínicas

Visita do Prof. Pramod Reddy No Hospital das Clínicas

Há cerca de duas semanas recebemos pelo corpo clínico da Divisão de Urologia pediátrica do Hospital das Clínicas  a ilustre visita do Dr. Pramod Reddy, chefe do serviço de Urologia pediátrica do Hospital Infantil de Cintinatti. 

Dr. Pramod ministrou aulas sobre os conceitos mais modernos sobre Urologia pediátrica e a revolução do tratamento intrauterino de malformações urológicas.

Leia mais

A deficiência de vitamina E pode prejudicar a fertilidade masculina?

A deficiência de vitamina E pode prejudicar a fertilidade masculina?

   Sabe-se que a infertilidade masculina pode ser ocasionada pela baixa qualidade nutricional da alimentação, o que implica não apenas na deficiência da vitamina E, mas também de outros componentes, tais como zincoômega 3 e a vitamina C. Essas substâncias possuem papel fundamental na formação das células reprodutoras dos homens, os espermatozoides.

 

Leia mais

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tumor mais frequente o homem maduro, e cerca de 99% dos casos são de um tipo chamado adenocarcinoma. Nesse tipo de doença as lesões são assintomáticas nas fases precoces, com sintomas surgindo apenas quando já ocorreram metástases (disseminação) à distância ou complicações locais, o que motiva inúmeras discussões acerca do diagnóstico precoce baseado no rastreamento antes do surgimento dos sintomas.

É uma neoplasia que atinge cerca de 1 a cada 6 homens após os 50 anos e que possui forte componente genético ou familiar. Quanto mais familiares com câncer prostático maior a possibilidade de um indivíduo na mesma família desenvolvê-lo.

Quais os sintomas?

Os sintomas do câncer não surgem nas fases precoces, quando ele ainda é curável. Assim, todos os sintomas referem-se as fases avançadas da neoplasia e incluem os típicos sintomas de obstrução do fluxo de urina (como jato fraco, retenção urinaria, dificuldade para iniciar a micção); dor óssea e fraturas patológicas e também alguns quadros inexplicáveis de trombose venosa profunda.

O toque retal e bastante útil para o diagnostico e deve sempre estar associado a avaliacao do PSA. O crescimento prostático benigno pode não excluir a presença de tumor prostático, já que 10 – 30% dos homens podem apresentar uma neoplasia oculta.

A realização regular desses exames, contudo, é a melhor garantia de diagnóstico oportuno dos tumores prostáticos, já que não podemos contar com o surgimento de sintomas na fase em que o tumor ainda e curável, a fase precoce ou inicial.

Como é feito o diagnóstico?

A suspeita do diagnóstico é feita pelo exame de PSA elevado ou pelo exame da próstata com a presença de nódulos ou endurecimentos.

A tomada de decisão de iniciar o rastreamento, ou seja, procurar ativamente o Urologista para a solicitação de exames de sangue e toque retal é tema de grande discussão na literatura e deve levar em consideração cada paciente, variando de antecedentes familiares, etnias, entre outros.

HOMENS APÓS OS 40 ANOS DEVEM SER INFORMADOS ACERCA DOS RISCOS DO CÂNCER DE PRÓSTATA E O RASTREAMENTO ANUAL TORNA-SE OBRIGATÓRIO A PARTIR DOS 50 ATÉ OS 70 ANOS

 

Em linhas gerais consideramos como valor máximo PSA=2,5. Esse limite pode variar bastante se considerarmos os extremos de idade e os fatores genéticos envolvidos no desenvolvimento do câncer de próstata, mas deve ser o guia para uma suspeita consistente do tumor na maioria dos pacientes.

Com a suspeita levantada pelo PSA e/ou pelo Exame da Próstata, o paciente deve ser submetido à Biópsia da Próstata, sob sedação. Esse procedimento é realizado sem a necessidade de internação, com o paciente desacordado e sem sentir dor, retirando-se de pelo menos 12 fragmentos de tecido prostático. Caso o diagnóstico seja de adenocarcinoma, ele virá classificado com uma nota que varia de 6 a 10, chamada Gleason.

Principais causas

As causas do Câncer de Próstata não são totalmente esclarecidas, de forma que não há conhecimento consistente sobre biologia para o surgimento.

O que sabemos com segurança é que o passar dos anos predispõe ao seu surgimento, tornando-o pouco comum em homens com menos de 50 anos, mas atingindo um pico de diagnóstico aos 72 anos. O PSA, contudo, tem contribuído para o crescimento do diagnóstico em homens muito mais jovens.

Sabemos também que a incidência do tumor é baixa em asiáticos, mas asiáticos que nascerem e que vivem na Ásia.

A genética tem um papel muito importante no surgimento dos cânceres de próstata. Aproximadamente 9% de todos os casos e 40% dos casos em homens muito jovens tem origem familiar ou hereditária.

Na prática funciona assim:

1 Familiar com câncer = 2 a 3 vezes de aumento no risco
2 Familiares com câncer = 4 vezes de aumento no risco

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata depende de uma avaliação completa que determine a mais provável localização do tumor. Muitos pacientes precisarão realizar cintilografia óssea, ressonância nuclear magnética de abdome e pelve, além de um cuidadoso exame físico.

Quando confirmamos a localização confinada à próstata, podemos oferecer tratamento curativo realizando-se sua remoção cirúrgica ou a radioterapia.

Falando em termos de retirada cirúrgica da próstata, também, chamada de prostatectomia radical, o tratamento que reúne as vantagens de baixo sangramento e resultados oncológicos satisfatórios, com retorno às atividades precocemente é a PROSTATECTOMIA RADICAL ROBÓTICA. Nela a cirurgia é realizada com auxílio de um Robô que tem mobilidade muito grande dentro do abdome e com isso o tempo e a precisão cirúrgicos são muito elevados.

A Prostatectomia robótica é o procedimento mais indicado para tratamento do tumor de próstata localizado,com tempo de recuperação mais rápido, com retorno precoce às atividades e menor tempo de uso de sonda e internação. Além disso o volume de sangramento é menor e o tempo de hospitalização é menor.

 

Passo-a-passo da Prostatectomia Robótica em animação

Leia mais

A qualidade da relação entre médico e paciente pode afetar resultado de tratamentos médicos?

A qualidade da relação entre médico e paciente pode afetar resultado de tratamentos médicos?

Toda doença que é tratada com acompanhamento médico necessita que tanto o profissional quanto o paciente se entendam bem, pois um relacionamento harmonioso e de comunicação fluida e sincera tem mais chances de trazer resultados positivos.

Leia mais

A revolução médica

A revolução médica

Não existem mais dúvidas que o jeito como praticamos a medicina como conhecemos está com os dias contados. A avalanche de tecnologias disponíveis atualmente, e o enorme volume de conhecimento produzido e disseminado diariamente estão mudando demais o jeito de praticar a medicina.

Leia mais

Como a urologia pediátrica pode ser menos invasiva?

Como a urologia pediátrica pode ser menos invasiva?

A urologia pediátrica está passando por uma revolução! Embora muito especializadas, as cirurgias tradicionalmente realizadas pelos uropediatras estão sendo praticamente reinventadas. Finalmente os uropediatras estão incorporando os avanços e a nova tecnologia da urologia geral e trazendo os benefícios da cirurgia minimamente invasiva para o tratamento das crianças com patologias urológicas.

Leia mais