Agende sua consulta (011) 3159- 1921 / (011) 3129-3416 / (011) 99180-3987

              

For up to £250 Bonus for sports, use our exclusive bet365 Bonus www.abonuscode.co.uk Claim your bonus and start betting at bet365 now.

Enurese

Enurese é o termo utilizado para definir a perda urinária involuntária nas crianças, principalmente após a idade que a criança já controla a vontade de urinar. Este controle ocorre por volta dos 3 anos , um pouco antes ou um pouco depois. 

Enurese noturna, ou popularmente " fazer xixi na cama" deve ser apenas considerada em crianças acima dos cinco anos. Cerca de 10% das crianças com menos de 10 anos de idade perdem xixi durante o sono e mais comumente os meninos são os mais afetados. 

Basicamente dois tipos de enurese podem ocorrer numa criança: 

a) ENURESE PRIMÁRIA- ocorre quando a criança nunca teve controle urinário noturno.

b) ENURESE SECUNDÁRIA- ocorre quando a criança chegou a controlar a urina à noite mas por eventuais acontecimentos sociais ou familiares ( divórcio dos pais, nascimento de irmãos, mudança de escola, mudança de cidade, por exemplo) a criança volta a urinar na cama. 

Quais os perigos da enurese?

O principal papel do urologista pediátrico no tratamento da enurese é afastar causas mais graves de acomentimento neurológico ou da bexiga para impedir futuras deteriorações do  trato urinario. 

 

É FUNDAMENTAL UMA AVALIAÇÃO MÉDICA NO TRATAMENTO DA ENURESE!

 

Quais as causas da enurese?

A enurese chamada de monossintomática ( aquela em que não existem doenças neurológicas associadas nem alterações de exames) tem como causa um retardo na maturidade do sistema nervoso, responsável pelo controle esfincteriano. 

Importante lembrar que quando os pais apresentam enurese a chance do filho apresentar tal condição varia de 40 a 80%.

O tratamento da enurese varia conforme a condição diagnosticada: se apenas a enurese simples, ou monossintomática for diagnosticada, o médico urologista pediatrico tem um papel de acelerar o processo de maturação do sistema nervoso e utilizar estratégias para prevenir as perdas urinárias, aguardando a maturidade do sistema nervoso: 

1) MUDANÇAS NO HABITO DE VIDA:  

- avaliar o padrão de ingestão de líquidos durante o dia e antes de dormir,

-evitar excesso de liquidos apos as 18 horas;

-avaliar o padrão de funcionamento intestinal para evitar ressecamento

        - instituir micção com horários preestabelecidos, imediatamente antes de dormir e logo ao acordar. 

2) DESPERTADORES NOTURNOS:

        - uma estratégia alternativa para evitar o incômodo social da enurese é utilizar um despertador noturno que ideitifica a umidade proxima aos genitais e imediatamente acorda a criança, impedindo a micção total e diminuindo a quantidade de urina da cama. Esta estratégia pode ser utilizada sem grandes contraindicações

3) MEDICAMENTOS INIBIDORES DE PRODUÇÃO DE URINA

        - quando as estrategias chamadas conservadoras não obtêm o resultado esperado, pode-se utilizar um artificio de um medicamento que reduz drasticamente a produnção noturna de urina, na esperança de a bexiga permanecer vazia durante a noite. Existem diversos efeitos adversos que este medicamento pode apresentar, sendo conveniente a prescrição médica desse medicamento .

alarme enurese

       Desenho esquemático de alarme para enurese