Agende sua consulta (011) 3159- 1921 / (011) 3129-3416 / (011) 99180-3987

              

For up to £250 Bonus for sports, use our exclusive bet365 Bonus www.abonuscode.co.uk Claim your bonus and start betting at bet365 now.

Urologia geral

Urologia (do grego οὖρον ouron “urina” e λογία -logia “ciëncia”, é o ramo da medicina focada no tratamento e controle das doencças do trato urinário e sistema reprodutor masculino. Os órgãos estudados pela urologia incluem os RINS, ADRENAIS, URETERES, BEXIGA URINÁRIA, URETRA E ÓRGÃOS REPRODUTIVOS MASCULINOS – TESTÍCULOS, EPIDIDIMOS, VASOS DEFERENTES, PRÓSTATA E PÊNIS.

sistema reprodutor

as vias urinarias

O sistema urinário e reprodutivo estão intimamente ligados e as doenças de um sistema comumente afeta o outro. Assim a maioria das condições abordadas pelos urologistas estão sob domínio das doenças do trato gênitourinário. Apesar de grande interesse na abordagem cirúrgica, apenas 15% dos pacientes de um consultório particular de urologista tem condutas cirúrgicas. Dessa maneira grande parte da rotina do urologista compreende o atendimento clínico dos pacientes!

A especialidade urológica tradicionalmente incorpora a tecnologia de ponta dos avanços da medicina no tratamento de seus pacientes, incluindo a cirurgia laparoscópica e robótica, uso do LASER e cirurgia endoscópica. Urologistas são treinados em grandes cirurgias convencionais e cirurgias minimamente invasivas com emprego de ultrassom em tempo real, uso de LASER e fibras ópticas.

De maneira interessante a disciplina de Urologia trata de doenças desde o nascimento de um paciente até sua idade mais madura, englobando grande numero de doenças congênitas e adquiridas.

A formação do urologista mínima no Brasil compreende, além da óbvia formação médica de 6 anos, dois anos de cirurgia Geral básica e mais 3 anos de urologia. Um número cada vez maior de urologistas nos dias de hoje busca além desta longa formação, mais um ou dois anos de formação complementar chamados de FELLOWSHIP, em que são desenvolvidos conhecimentos específicos em áreas mais específicas de conhecimento.