Agende sua consulta (011) 3159- 1921 / (011) 3129-3416 / (11) 98866-0495

              

For up to £250 Bonus for sports, use our exclusive bet365 Bonus www.abonuscode.co.uk Claim your bonus and start betting at bet365 now.

Litíase: Sintomas e Diagnóstico

Quais são os sintomas da Litíase?

  • Dor: sintoma muito variável, desde leve desconforto na região lombar, de curta duração, a episódios de dor insuportável no flanco (lateralmente, entre as costelas e o quadril), com migração da dor para a região de baixo ventre associada a náuseas e vômitos. Geralmente a dor é súbita, surtos de 20 a 60 minutos, com períodos de acalmia.
  • Sangramento na urina: A urina pode se tornar escura ou com uma coloração avermelhada, exibindo até coágulos.
  • Ardência e urgência ao urinar.

É importante lembrar que muitas vezes os cálculos renais não exibem nenhum sintoma. Nesse caso são chamados de cálculos renais assintomáticos.

Como fazer o diagnóstico de cálculos urinários?

A litíase urinária é diagnosticada com base no quadro clínico do paciente de dor lombar típica, exame físico e exames complementares que devem ser solicitados pelo seu médico:

usg site1

Ultrassonografia de rins e vias urinárias: Exame capaz de detectar a grande maioria dos cálculos dos rins e alguns cálculos do ureter. Tem grande valia como exame de triagem inicial e em pacientes que não podem receber radiação- como as gestantes.

tc site

Tomografia computadorizada helicoidal: exame padrão no diagnóstico e no planejamento do tratamento dos cálculos urinários. Deve ser usada com moderação no diagnóstico de cálculos urinários pelo inconveniente de emitir uma radiação leve, mas que pode se acumular no organismo se utilizada muito frequentemente.