Agende sua consulta (011) 3159- 1921 / (011) 3129-3416 / (011) 99180-3987

              

For up to £250 Bonus for sports, use our exclusive bet365 Bonus www.abonuscode.co.uk Claim your bonus and start betting at bet365 now.

Disfunção erétil

deus priapoPor um longo tempo os Homens acreditavam que seus problemas sexuais eram parte normal e esperada de seu processo de envelhecimento. Vergonha, Tabu, desinteresse ou mesmo preguiça impediam os homens de procurar ajuda. Felizmente, a medicina moderna e mudanças progressivas de atitude mudaram definitivamente esse mito. Os homens modernos e seus médicos passam a se sentir mais confortáveis para conversar sobre seus problemas sexuais e atualmente existem diversos tratamentos para manter a vida sexual dos pacientes ativa e com qualidade até muito além dos setenta anos.

Diversas doenças que acometem o homem moderno no nosso atual estilo de vida podem ter como repercussão diversos problemas sexuais, mas que felizmente que podem ser contornados com a Andrologia Moderna.

Diagnóstico de disfunção erétil

A etapa mais importante no diagnóstico da disfunção erétil consiste no paciente procurar o Urologista e explicar ao seu médico quais são os sintomas que estão relacionados à atividade sexual. Nesse momento o Médico irá realizar uma série de perguntas que devem ser respondidas honestamente e com o maior detalhe possível, por exemplo:

  • Sua dificuldade de ereção surgiu subitamente ou progressivamente?
  • Existem ereções noturnas ou logo ao acordar?
  • Existe algum problema de relacionamento com sua parceira?
  • Existem outros fatores que podem afetar sua ereção, como Tabagismo, diabetes, hipertensão, abuso de drogas ou álcool?

Causas de disfunção erétil

1. Fluxo de sangue limitado para o pênis: Qualquer problema ou doença que limite o fluxo de sangue ao pênis pode causar impotência. Dentre essas doenças podemos citar o Tabagismo, Diabetes, Hipertensão, abuso de drogas. Além disso, muitos medicamentos utilizados para tratar essas doenças também podem alterar a função erétil.

dopplercavernoso

Doppler após indução da ereção mostrando fluxo sanguíneo adequado

Para firmar este diagnóstico utilizamos a ultrassonografia com Doppler colorido para esclarecer a saúde dos vasos penianos e avaliar o fluxo sanguíneo peniano para tomarmos a melhor conduta.

2. Causas psicológicas: Diversos fatores psicológicos podem estar relacionados à dificuldade de ereção. De modo geral as pessoas acometidas são mais jovens e com depressão ou ansiedade. Pessoas mais velhas também podem ter outras preocupações maiores e sofrer de falta de interesse pelo sexo.

Tratamento da disfunção erétil

O objetivo do tratamento da disfunção erétil é permitir que o paciente alcance e mantenha uma ereção suficiente para a relação sexual. O tratamento tem diversas modalidades e inclui o uso de medicamentos orais, injeções intracavernosas e procedimentos cirúrgicos de colocação de próteses.

Inibidores de 5-fosfodiesterase

A era dos medicamentos para melhorar a ereção se iniciou com o uso do Viagra em 1998 e revolucionou o tratamento da disfunção erétil masculina.Essa classe de medicamentos tem fácil uso e atuam ajudando na ereção, sem no entanto melhorar o desejo sexual. Hoje essa classe de remédios é consagrada como primeira linha de tratamento, e outros medicamentos com a mesma função existem, com mínimos efeitos colaterais e ação mais prolongada.

De maneira geral, esses medicamentos funcionam em sete de cada dez homens, atuando melhor em pacientes com problemas psicogênicos e com menor eficiência em pacientes com causa orgânica de disfunção erétil.

Injeção cavernosa

Em casos mais graves, em que a medicação oral não é eficaz, lançamos mão de métodos mais invasivos. A injeção de medicamentos dentro do pênis tem eficácia bem maior que o uso de medicamentos orais, já que não depende do estímulo sexual para atuar.

caverject aplication
Aplicação de injeção cavernosa

Apesar de bastante eficaz, essa técnica tem baixa aceitação pela necessidade de aplicação do medicamento com uma agulha e seringa.

Próteses penianas

A prótese peniana é utilizada como última e definitiva alternativa para o tratamento da disfunção erétil. Trata-se de uma prótese implantada dentro do pênis através de uma cirurgia de cerca de uma hora, que emoldura o pênis de modo a mantê-lo em posição de ereção, permitindo uma confortável penetração. Existe também o modelo inflável, em que a prótese é ativada no momento da relação sexual e é recolhida após o término da relação.

Essa opção é a mais invasiva e a mais eficaz, com altos índices de sucesso e satisfação.

Tratamento psicológico

divan therapyEm pacientes com componente psicogênico para a disfunção erétil, podemos lançar mão de aconselhamento psicológico e psiquiátrico, com boa eficácia e resolução dos problemas. Vale lembrar que qualquer condição de baixo fluxo sanguíneo, também chamada de orgânica, pode ser agravada por um quadro psicológico que geralmente ocorre depois de notada a disfunção erétil. Dessa maneira é muito importante que o paciente seja avaliado por uma equipe com múltiplos profissionais (Urologistas, Psicólogos, Psiquiatras) preparadas para lidar com diversas abordagens para o tratamento da impotência.

Referências:

1. McVary KT. Clinical practice. Erectile dysfunction. N Engl J Med 2007; 357:2472.
2. Montague DK, Jarow J, Broderick GA, et al. AUA guideline on the pharmacologic management of premature ejaculation. J Urol 2004; 172:290.
3. Montague DK, Jarow JP, Broderick GA, et al. Chapter 1: The management of erectile dysfunction: an AUA update. J Urol 2005; 174:230.
4. Spark RF. Sexual problems in men Disponível em http://www.uptodate.com – acesso em 07/05/2013